fbpx
Big Brother TVI

“Se não fosse o Orwell, se calhar não havia Big Brother”

Cristina Ferreira, Tvi, Big Brother
Instagram

O ‘Big Brother’ assemelha-se à história contada por George Orwell no livro 1984.

Já alguma vez pensou na origem do reality show ‘Big Brother’, formato internacional que tanta audiência tem em Portugal?

No livro 1984, escrito ainda na década de 40, George Orwell deu conta de uma sociedade que era dominada pelo Grande Irmão (Big Brother, em inglês). Em casa de Winston Smith, personagem principal da história, existia um aparelho através do qual este podia ser visto e controlado. Um pouco à semelhança do que acontece no programa, ainda que o livro seja uma crítica ao stalinismo.

Foi essa comparação que Nuno Markl fez, na manhã desta quarta-feira, depois de ter lido uma notícia que dá conta de que 61% dos portugueses não leram um só livro no último ano.

Isto lembrou-me uma senhora que uma vez apareceu numa sessão de autógrafos minha, de um dos meus livros. «Isto é sobre quê?», perguntou ela, sorridente, «É que eu odeio ler». O «odeio ler» saiu-lhe com um aparente e estranho orgulho. Quase como quando eu digo que odeio esparregado (o que, bem vistas as coisas, também não é propriamente motivo de orgulho, mas pronto)“, escreveu no Instagram.

A pescadinha de rabo na boca entre as desigualdades drásticas no acesso à cultura e o desinteresse vai afundando isto. E creio que só vai piorar. E esta ironia gira: se o George Orwell não tivesse escrito um livro incrível chamado 1984, se calhar não havia Big Brother

Leia também: Família de Mário Jardel revela o que aconteceu após a gala do Big Brother Famosos

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>