fbpx
TVI

Notícia aTV: Guionista explica «congelamentos» em «Belmonte»

Congelamentos Notícia Atv: Guionista Explica «Congelamentos» Em «Belmonte»
Os «congelamentos» são uma assinatura de «Belmonte»
Os «Congelamentos» São Uma Assinatura De «Belmonte»
Os «congelamentos» são uma assinatura de «Belmonte»

Belmonte teve ontem a sua estreia na TVI e já suscita alguma curiosidade por parte do telespectador. Quem assistiu à novela, teve a oportunidade de reparar nos chamados «congelamentos», uma novidade na ficção portuguesa. E, perante as dúvidas do público, o A Televisão contactou Artur Ribeiro, guionista, para perceber melhor a forma como está a ser realizada a nova trama da estação de Queluz.

Em declarações exclusivas ao nosso site, Artur Ribeiro falou sobre as técnicas de realização que estão a ser utilizadas em Belmonte. Começou então por explicar a questão dos «ganchos». «Os ganchos, em termos narrativos, é o que acho que é (e deverá ser sempre) o mais que normal para um episódio de uma série ou novela. E assim será sempre nos nossos guiões e episódios, com a TVI a respeitar na emissão os episódios pelo guião – uma decisão que me foi transmitida e prometida e que saúdo, pois nem deveria ser feito de outra maneira. Em mais lado nenhum do mundo isso acontece: o não se respeitar na emissão os episódios como são escritos, realizados e montados». Dito isto, o autor afirmou que a TVI pretende inovar com a adaptação de Hijos del Monte: «Por isso, também neste sentido, Belmonte será uma telenovela que inova, pelo menos na grelha da TVI, por fazer aquilo que deve ser feito e é feito em todo o resto do mundo na ficção».

Por último, o guionista, que esta semana deu uma entrevista ao nosso site (confira), comentou os «congelamentos» na trama: «Relativamente aos efeitos e congelamentos no final do episódio, é uma «assinatura» da realização que reforça a intenção de ter episódios coesos, estruturalmente pensados como uma unidade narrativa e com um final marcante».

Ficam assim desfeitas as dúvidas sobre alguns aspetos técnicos da novela. Hoje, depois do Jornal das 8, é transmitido o segundo episódio de Belmonte.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

9 Comentários

Clique aqui para comentar

  • confesso que adorei os congelamentos e essa ideia de seguir a estrutura dos episódios á risca. É muito comum nas séries e assim tendem a prender mais os telespectadores.
    É uma estrutura que me agrada juntando aos cenarios, actuações e historia

  • Sinceramente não vi por isso por isso não posso dizer nada acerca dos congelamentos. Mas parece-me que esses ditos congelamentos, apesar de não se verem na novela Sangue Bom quando esta é transmitida pela SIC, acontecem no final de cada episódio de Sangue Bom transmitidos na Globo, ou seja, o que faz deles algo não inédito.
    Quanto aos ganchos tenho de criticar, pois a Dancin Days vez exactamente isso, apesar de nos últimos episódios ter-se perdido, uma vez que têm uma duração menor.
    Apenas a minha opinião.

  • Várias tvs no mundo adotam esse congelamento, já estava na hora de chegar em Portugal.
    Só a Sic que não aproveita os congelamento das telenovelas da Tv Globo.

  • Lol Avenida Brasil (na transmissão original) ficou famosa pelos “congelamentos” no final de cada episódio.
    Existia até uma aplicação no site da novela onde os internautas podiam fazer o congelamento das suas fotos… não seria nada de novo se a SIC não estragasse as transmissões das novelas da Globo… –‘

ATV News