Miguel Sousa Tavares acusa Rita Pereira de ‘exibicionismo’ em direto

6 min leitura

Completados 15 anos de vida do Facebook, Pedro Pinto convidou Rita Pereira e Nuno Ribeiro (da Fabernovel) a juntar-se a ele e a Miguel Sousa Tavares no Jornal das 8 desta segunda-feira. O painel de comentadores esteve a discutir, em direto, as vantagens e os perigos das redes sociais.

Rita Pereira, que conta com mais de 1 milhão e cem seguidores no Instagram, começou por explicar, a pedido do pivot, qual a importância de uma presença assídua nas redes sociais: “Acima de tudo (serve) também para nos darmos a conhecer enquanto seres humanos e não apenas personagens. É importante para mim que o público saiba quem é que eu sou enquanto pessoa porque também é por causa do público que eu tenho a vida que tenho. Também é por causa do público que eu sou atriz. Portanto é quase uma forma de gratidão eu também lhes dar algum bocadinho da minha vida pessoal”, explicou a atriz e apresentadora. Para Rita Pereira uma página de Facebook e Instagram pode servir até de escudo contra a imprensa: “Há 15 anos atrás era impossível para mim defender-me dos media. Eles podiam criar a pessoa que eles quisessem que é a Rita Pereira na imprensa e eu não tinha como me defender”, revelou.

Passada a palavra a Miguel Sousa Tavares o comentador começou por “picar” Rita: “Eu estava a ouvir a Rita e sorri quando ela disse que está no Facebook para se dar a conhecer, como se precisasse, ó Rita. Por amor de Deus”. Miguel continuou dando a conhecer os motivos que, acredita, são mais que válidos contra as redes sociais: “Eu achei graça a uma coisa no discurso da Rita que é o seguinte: ela disse que está nas redes sociais para se defender da imprensa e justamente as redes sociais são a maior ameaça da imprensa livre. De duas maneiras: primeiro porque desviou as pessoas da imprensa, segundo porque publicam noticias falsas”. De dois, Miguel Sousa Tavares passou a três argumentos e acrescentou: “E terceiro: porque pessoas como a Rita atraem a publicidade dirigida através dos produtos, etc… e a publicidade dirigida é, hoje em dia, a principal fonte de publicidade. Essa publicidade está a sair dos orgãos de comunicação habituais e está a levá-los à falência”.

Rita Pereira defendeu-se em nome dos famosos detentores de páginas de Facebook e/ou Instagram: “Mas nós, também enchemos os orgãos de comunicação normais. Eu também saio num Expresso, também saio numa Sábado, ok? E vão buscar às minhas redes sociais aquela matéria da qual estão a falar. Portanto eu também os ajudo a vender mais. (…) Com a fotografia que eu quero e com as palavras que eu quero. (…) Hoje em dia, 90% do que eu leio, sobre mim, vem das minhas redes sociais”.

O comentador habitual do Jornal das 8 aproveitou a deixa e afirmou que a apresentadora do Dança com as Estrelas estaria, assim, a assumir em direto que não confia em nenhum jornalista. A resposta, essa, veio de forma direta: “Se calhar, ao longo destes 16 anos tenho 2 jornalistas nos quais eu confio”, disse Rita.

Questionados sobre o conceito de privacidade numa era em que as redes sociais parecem dominar, Miguel Sousa Tavares tomou a palavra: “Eu quando comecei a trabalhar em televisão eu entendi que a parte principal que eu tinha de defender era o que me registava de privacidade. Era fechar a porta de minha casa e ali ninguém entra. Ao contrário da Rita eu pago o que for preciso para que ninguém saiba quem eu sou”, disse o comentador sendo interrompido pela atriz que se defendeu garantindo que o que expõe é apenas uma parte da sua vida uma vez que o pai, a mãe, a irmã e outros familiares, por exemplo, nunca foram expostos.

“Aquilo que eu não consigo entender é: a pessoa vai de férias porque é que tem de publicar no Instagram ‘Olhem eu aqui na Jamaica a tomar banhos de praia’ e eu pergunto ‘Mas o que é que eu tenho a ver com isso?’, atacou Miguel Sousa Tavares guardando a parte mais corrosiva para o fim: “Claro que vocês têm o direito (de publicar o que quiserem) e claro que há um público para isso, quando alguém exibe alguma coisa é porque há alguém que gosta de ver. De um lado chama-se exibicionismo, desculpe que lhe diga, do outro chama-se voyeurismo”.

No fim do debate Pedro Pinto questionou Rita Pereira sobre se a aposta nas redes sociais era para continuar. A atriz e apresentadora respondeu com o humor que lhe é característico: “Sim, sim, é para continuar mas agora tenho um outro objetivo: é conseguir levar o Miguel para as redes sociais”.

Exit mobile version