fbpx

Maria João Costa garante sobre novelas da TVI (e não só): “Não nos permite sonhar…”

Maria João Costa é a autora da nova novela da TVI.

A Televisão
2 min leitura

A autora de “Cacau” foi desafiada a fazer um editorial sobre o futuro da ficção em Portugal (e não só). Maria João Costa tem a certeza que o sucesso, e o bom porto, se prende com superproduções como a nova novela da TVI.

Superproduções como “Cacau”, ou “Ouro Verde”, potenciam as nossas chances de concorrer diretamente com os melhores do mundo, tal como o Brasil ou Turquia. E arrecadar prémios internacionais de relevo que nos trazem prestígio e valor. Contudo, são cada vez mais difíceis de viabilizar isoladamente“, começou por dizer ao portal MC News.

Quando falamos de TV generalista privada, onde a produção de ficção está diretamente ligada às receitas publicitárias arrecadadas (cada vez mais dispersa entre plataformas). Uma realidade que se agrava quando falamos de mercados pequenos como Portugal. Que não nos permite sonhar com o formato ideal de novela, falando do que tem sido o “carro-chefe” da ficção no nosso país“, pode ler-se também.

Com um Emmy no currículo, Maria João Costa garante ainda: “Nenhuma história precisa de mais de 120 episódios para ser contada. Mas se nem a TV Globo, com a estrutura que tem, e num país com mais de 200 milhões de habitantes, consegue rentabilizar novelas assim, imaginem nós, com 10 milhões de pessoas, apenas? Se a Turquia o faz, é porque tem um mercado interno altamente competitivo, com audiências que lembram as dos tempos de ouro da TV aberta. Os seus 80 milhões de habitantes, e o facto de tantas mulheres continuarem a ser donas de casa, contribui para a expansão da sua indústria. Um paradoxo. Pelo que temos feito imenso com os orçamentos que temos. Verdadeiras omeletes sem ovos. Só que o desafio que agora se apresenta, é o de passar a ter de fazer omeletes sem, sequer, um fogão para cozinhar as cascas. Situação que ameaça seriamente o nosso setor artístico”.

Leia também: Internautas “rendidos” à novela “Cacau”: “Elenco de luxo…”

Siga-me:
Redactor.