fbpx

Manuela Maria recorda o dia em que o marido faleceu: “Fiz os quilómetros sem falar”

Vanessa Jesus
3 min leitura

Manuela Maria foi a convidada desta quarta-feira, dia 17 de novembro, de Manuel Luís Goucha. A conceituada atriz  fez um balanço da sua carreira profissional e recordou o marido, Armando Cortez.

Manuela Maria subiu ao palco pela 1.ª vez aos 5 anos. Os seus pais tinham uma companhia de teatro itinerante e atuavam por vários locais do país. Por esse motivo, estava sempre a mudar de escola, algo que gostava muito.

Aos 18 anos, disseram-lhe que estavam várias estrelas do teatro, entre eles Vasco Santana, a vê-la atuar e ficou em choque. No final, Vasco Santana elogiou-a e deu-lhe contactos. Estreou-se no Parque Mayer em 1958.

O progenitor faleceu quando tinha apenas 10 anos. “Foi difícil, ainda hoje é. Eu era a menina… Digo sempre: ‘Tenho uma estrelinha’. Ele gostava muito de me verrepresentar“, recordou Manuela Maria.

A atriz salientou que sempre aprendeu a desvalorizar os problemas e não se sente velha:Tenho 87 anos por fora e 37 anos por dentro”. 

A convidada recordou o marido, Armando Cortez, que morreu em 2002 e com quem foi casada 42 anos. “É como se estivesse aqui. Um dia perguntaram-me: ‘Estava apaixonada?’ E eu respondi: ‘Não, estou apaixonada’. Ele deu-me a possibilidade de o ter amado”, disse.

Devido à solidão que sentiu, depois de ter ficado viúva,  decidiu ir para a Casa do Artista. “Quando o Armando faleceu eu estava no Porto a gravar o ‘Olhar da Serpente’, telefonei-lhe há hora do almoço e disse que ia só comer qualquer coisa e que já ia para Lisboa”, começou por recordar.

“Passado uma hora recebo um telefonema a dizer: ‘O senhor Armando não está muito bem, chamamos uma ambulância’. Fiz os quilómetros sem falar. Adivinhei (o que tinha acontecido)”, desabafou, salientando que percebeu que o marido já tinha falecido.

A atriz recordou também Maria João Abreu que faleceu quando estavam a contracenar juntas numa novela.   “Foi uma dor imensa. Um choque muito grande, ela estreou-se comigo. Foi muito … Tem que se ter muita força”, afirmou.

Leia também: Manuela Maria substituída em peça devido a problema de saúde