fbpx

“Manuel Luís Goucha e o marido deveriam ser condecorados no próximo Natal”

Duarte Costa
3 min leitura
Instagram

Manuel Luís Goucha e Rui de Oliveira Nunes foram os protagonistas do “Postal do Dia” de Luís Osório nesta terça-feira, 27 de dezembro.

“Manuel Luís Goucha e o marido deveriam ser condecorados no próximo Natal”, começou por escrever o escritor e antigo diretor de jornais no mais recente “Postal do Dia”, antes de o dividir em quatro pontos.

Há uns dias, Manuel Luís Goucha partilhou um vídeo de uma menina a conversar com o seu tio. Falavam no carro a propósito do trabalho de dois colegas num teste de Expressão Plástica. A menina, de nome Maria, tem uns 10 anos. Vimo-la a contar ao tio sobre o desenho que toda a turma aplaudiu – um desenho de Natal em que estavam representados, a comer castanhas, não apenas um menino e uma menina, mas também um casal de dois homens, o Manuel Luís Goucha e o seu marido, Rui Oliveira“, lê-se no primeiro.

Maria estava entusiasmada com o trabalho dos colegas. Impossível não elogiar o fato aos quadradinhos do Goucha e as calças do Rui. Tudo nela era normalidade. Tudo nela era ausência de ruído, de qualquer dúvida, de qualquer intolerância“, acrescentou no segundo ponto.

A estrela televisiva partilhou o vídeo e agradeceu nas suas redes sociais – talvez o futuro possa trazer uma outra maneira de ver o mundo e os outros, que aquela criança o levara a acreditar nessa possibilidade. Manuel Luís Goucha tem razão. Há dez anos seria impensável um vídeo assim. Seria impensável duas crianças desenharem um casal homossexual a comer castanhas como exemplo de Natal – e ainda mais impensável que o fizessem sem provocar gargalhadas na turma, comentários boçais ou promessas de bullying no recreio. O vídeo da menina prova que alguma coisa está a acontecer entre os nossos filhos ou netos. Que alguma coisa está a acontecer entre os miúdos para quem o amor entre duas pessoas não tem de ser definido de uma forma dogmática“, desenvolveu no terceiro ponto.

Uma garantia de que a força da intolerância e do dogma não provocará tantas vítimas no futuro. Que os nossos rapazes e raparigas poderão partilhar a vida com quem quiserem sem serem maltratados, humilhados e marcados com ferro em brasa como se fossem seres nojentos condenados a arder nos quintos dos infernos. Obrigado pelo vídeo, Maria. Obrigado por estas castanhas quentinhas“, finalizou.

Leia também: Marido de Goucha arrasa Alexandra Reis: “É vergonhoso”