TVI

Manuel Luís Goucha e marido criam negócio de milhões no Alentejo

Manuel Luís Goucha e Rui Oliveira casaram no dia 6 de abril, numa cerimónia privada. Seis meses depois, o amor do casal continua forte e a caminhar no bom sentido. «Não vamos festejar de forma especial. O casamento foi uma formalização de uma longa união, que é o que conta para nós», começou por contar Rui Oliveira à TV Mais.

Desde que compraram o monte alentejano em Monforte, para além de aproveitaram para descansar, Goucha e Rui têm o usado como ferramenta de fazer dinheiro. «O retiro alentejano é, talvez, o meu último grande sonho. É o meu chão. Nunca senti isso em Fontanelas nem em Lisboa, que é a minha cidade natal. Agora, quero abrandar o ritmo para poder usufruir ele. Quero fazer várias coisas no monte», revelou.

A herdade acabou por ser um verdadeiro negócio que gera milhões. «Eu contemplo. Sou o homem das fotografias. Adoro estar a ouvir os chocalhos das ovelhas, os grilos, as rolas à solta, as andorinhas que fizeram ninho dentro de uma talha. Não trabalho nada», afirmou Goucha.

Outro negócio que possuem é o de cavalos. Nas cavalariças que têm no monte, têm seis éguas em criação e dois cavalo lusitanos que estão a ser preparados para a competição. O Biso — considerado um dos melhores exemplares de equídeos — foi vendido este ano por mais de um milhão de euros. «É um negócio muito interessante de que gostamos imenso. O Manuel Luís aprendeu a gostar, porque não gostava. O cavalo mais importante que tivemos foi o Biso das Lezírias, que bateu um dos melhores cavalos do mundo, avaliado em seis milhões», explicou Rui.

Para além dos cavalos, na herdade, há criação de ovelhas e de cabras, que trazem rentabilidade ao casal. Em média uma ovelha pode custar 500 euros e uma cabra 100.

Já na agricultura, têm uma produção de azeite. «Quero produzir azeite. O ano passado tiraram 20 toneladas de azeitonas, o que é bastante. Tenciono recuperar a marca que havia e produzir», revelou o apresentador do Você na TV.

Conheça a casa de Manuel Luís Goucha no Alentejo