fbpx

Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira processados

David Soldado
3 min leitura

Manuel Luis Goucha Cristina Ferreira Voce Na Tv Vtv

Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira são os apresentadores mais acarinhados de Portugal e por isso Você na TV! é líder de audiência por larga margem face à concorrência direta. E agora estão a ser processados pelo Tribunal de Oeiras por não terem ocultado a identidade dos pais e com isso a identidade de duas crianças, vítimas de abuso sexual.

O caso remota ao ano 2010 quando a equipa de produção do talk show da TVI recebeu uma carta de uma mãe desesperada que viu os seus dois filhos a serem retirados por uma Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco que resolveu coloca-los numa instituição em Santarém. Posto isto, a redação do programa comandada pelo jornalista Luís Martins iniciou uma investigação que resultou da descoberta dos maus tratos. Mesmo assim, a TVI manteve a intenção de levar o caso à televisão e assim a 18 de maio desse ano, os apresentadores receberam em estúdio os pais das crianças, Maria José e João André. Os mesmos que em direto confessaram que os obrigavam a ter atos sexuais para perplexidade dos intervenientes, incluindo Manuel Luís Goucha.

Além disso, no meio da confissão, a mãe revelou o nome dos seus filhos, cometendo assim outro crime. Segundo a Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo, os orgãos de comunicação social não podem transmitir informações que levem ao fácil reconhecimento dos menores que vivem a situação relatada e se tal acontecer, os intervenientes recorrem de uma prática de crime e por isso mesmo os apresentadores das manhãs da TVI foram levados à justiça.

Segundo a revista VIP, a primeira sessão do julgamento ocorreu no passado dia 5 de novembro onde o apresentador de 59 anos desculpou-se que não fazia ideia que a identificação dos menores estaria em causa devido aos intervenientes no programa. Mesmo que os apresentadores quisessem terminar com a intervenção dos mesmos não poderiam, tendo Luís Cunha Velho justificado que «sendo aquele o conteúdo da última parte, não haveria qualquer possibilidade de arranjar um conteúdo alternativo para dar continuidade ao programa».

 

Redactor.