fbpx

Manuel Luís Goucha duramente criticado por recuperar Salazar

A. Oliveira
3 min leitura

Depois de arrebatar na estreia, Você na TV é envolvido numa polémica associada ao convidado Mário Machado, conhecido por defender a supremacia branca e o nacionalismo.

O convidado da manhã de 3 de janeiro, ideia de Bruno Caetano para a sua rubrica semanal, já foi condenado por vários crimes, tendo cumprido vários anos de prisão e pretende fazer uma manifestação nacionalista no próximo mês.

Revelado o nome do convidado no dia 2 de janeiro, muitos foram os que criticaram a opção da TVI, Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes de levar Mário Machado ao programa.

Manuel Luís assume, inicialmente, ponderou vetar o nome do convidado, mas dado o facto de vivermos numa democracia fez com que aceitasse entrevistar o líder radical.  “Claro que aceitei porque vivemos em democracia e todas as pessoas com os seus pontos de vista são bem-vindas”, justificou o apresentador.

Entretanto, e já após a entrevista, as críticas adensaram-se, tanto na página de Manuel Luís Goucha, como da TVI, Você na TV e Maria Cerqueira Gomes, por terem dado tempo de antena a Mário Machado.

Mário Machado justificou neste “tempo de antena” que “faz falta um Salazar”, “um ditador”.

Confrontado com isto, Goucha tentou retorquir, mas está a ser muito criticado por, apesar de ter contrariado a visão de Machado, ter aceitado a sua presença em estúdio: “Na guerra de audiências, não vale tudo”, lamentam alguns.

“E porque é que precisamos de um novo Salazar?”, perguntou Goucha no programa (e também nas redes sociais, onde tem uma sondagem, que lhe está a valer muitos “mimos” de desagrado).

Perante a justificação de Mário Machado, o apresentador respondeu: “Fala de que ninguém era preso por ter escrito um texto… Então não? As pessoas eram exiladas porque tinham opinião diferente, porque tinham pensamento que divergia do pensamento único que ele (Salazar) tinha imposto a uma sociedade”, disse.

“Havia censura no teatro, nas artes, na imprensa. Era um ditador”, afirmou Goucha.

Apesar disto, Machado disse acreditar que fazia falta um novo Salazar.

Em comunicado, a ERC anuncia a abertura de um inquérito: “A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social confirma a receção de participações que visam o programa ‘Você na TV’ emitido, no dia 3 de janeiro de 2019, no serviço de programas TVI. Estas serão apreciadas pelos serviços da ERC, nos trâmites habituais”, lê-se num comunicado publicado pela entidade reguladora.

Em 2012, recorde-se, Mário Machado viu o Tribunal Criminal de Loures fixar-lhe um cúmulo de 10 anos de prisão pelos crimes de discriminação racial, coação agravada, posse ilegal de arma e ofensa à integridade física qualificada, entre outros ilícitos.