fbpx

Mãe de Iury do ‘Big Brother’ revela passado traumático: “Ouvimos tiros!”

Francisco Fontes
2 min leitura
TVI/Site

Esta terça-feira, 5 de maio, Soledade Messody esteve presente no programa ‘A Tarde é Sua’, da TVI.

À conversa com Fátima Lopes, a mãe de Iury, uma das concorrentes do ‘Big Brother’, contou, em direto, a dramática história de vida da sua família. O relato começou em Angola, onde ouviu tiroteios, e acabou nos Estados Unidos, onde viu uma vizinha morrer.

“Um dia, o presidente do MPLA vinha num carro e disse para a minha irmã: ‘Um dia vais ser minha’. A minha irmã chegou a casa a chorar e, então, o meu pai optou por virmos para Portugal.”, começou por dizer. Foi então que Soledade, com apenas 12 anos, juntamente com a família, chegaram ao nosso país depois de “três meses” de viagem com muitos acontecimentos atribulados.

Durante esse período, Soledade afirmou ter estado em “campos de concentração”. “Chamavam-lhe campos de concentração na altura (…) íamos tomar banho e eram dezenas e dezenas de pessoas numa casa de banho. Dormíamos ao ar livre”, revelou.

Mas a partilha não se ficou por aqui. “Fomos atacados no caminho. Estivemos num campo militar e ouvimos muitos tiros. (…) Houve mortes… Lembro-me perfeitamente disso. Houve uma prima minha que teve um bebé, que morreu num campo de concentração e foi enterrado numa caixa de sapatos”, continuou.

Já em Portugal, Soledade acabou por se apaixonar por um português emigrante no Luxemburgo e namoraram à distância. Mais tarde, ela e os pais viajaram para os Estados Unidos e foi lá que nasceu Iury.“Não gostei dos Estados Unidos. […] Estive lá dez anos. A nossa zona era uma zona muito perigosa. De vez em quando havia assaltos… Mataram uma vizinha à nossa frente. Comecei a pensar que tinha uma filha e optei por vender o restaurante e vir para Portugal”, recordou.