fbpx
TVI

«Love You Mom»: Duas novas reportagens serão uma «vergonha para o governo português»

Reporter Tvi «Love You Mom»: Duas Novas Reportagens Serão Uma «Vergonha Para O Governo Português»

A reportagem Love You Mom, emitida no início de outubro, pôs a descoberto um negócio de milhões que envolve agências privadas de adoção e famílias de acolhimento que chegam a ganhar, por criança, 700 libras por semana – o equivalente a 780 euros. Na maioria dos casos, filhos de pais portugueses são abrutamente retirados pelos serviços sociais ingleses sem qualquer prova de maus tratos ou negligência.

A investigação do Repórter TVI, assinada por Ana Leal, já levou à criação de uma plataforma de apoio às mães portuguesas que viram os seus filhos retirados sem prova encontrada. «É impossível ficar indiferente a este assunto. O que me surpreende mais é o silêncio das autoridades portuguesas», afirma a jornalista ao A Televisão, prometendo «novos casos e mais provas» nas duas outras reportagens a ser emitidas entre este domingo e a próxima segunda-feira, dia 21.

«Cada vez mais continuo a receber e-mails e telefonemas de mães desesperadas. É inacreditável o silêncio do governo português. Sem intervir nas leis britânicas, é possível fazer algo em tempo útil», afirma Ana Leal, recordando que este escândalo diz também respeito a outros países europeus: «Este negócio não envolve só crianças portuguesas. São 60 casos de portugueses, os que conhecemos, mais mil casos de polacos, por exemplo». No entanto, e ao contrário do que acontece em Portugal, as autoridades polacas estão já a intervir.

Ao site A Televisão, Ana Leal garante que as duas novas reportagens serão uma «vergonha para o governo português». Isto porque, antecipa a própria, irão haver depoimentos de deputados britânicos que aconselham Portugal a «fazer determinadas coisas» face à situação problemática. «Portugal não pode dizer que não pode fazer mais nada do que já fez porque o que tem feito é zero! É uma vergonha dizerem o que têm dito», opina a jornalista que refere-se à lista de advogados «caríssimos» disponibilizada aos pais emigrantes no Reino Unido. No meio disto tudo, há uma boa notícia. A plataforma de advogados já conseguiu ajudar gratuitamente uma mãe a recuperar os seus dois filhos. «Ela não tinha apoios nenhuns. Estava sozinha!», remata a jornalista.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News