fbpx
TVI

Júlio Magalhães: “Em Portugal, os jornalistas com idade andam a arrastar-se pelas redações”

Júlio Magalhães, Cnn Portugal
@CNN Portugal

Júlio Magalhães ficou surpreendido com o convite para integrar a CNN Portugal, aos 58 anos de idade, e fez uma reflexão sobre o que se passa com o jornalismo no nosso país.

Júlio Magalhães está de regresso à Media Capital, onde vai integrar o projeto CNN Portugal. Foi uma “grande surpresa” para ele e espera ser “um bom exemplo e uma inspiração“.

Se reparar, a CNN americana é feita de cabelos brancos, de jornalistas seniores, que chegam à apresentação de programas, de telejornais, depois de muitos anos de reportagem… Nós não temos muito essa cultura em Portugal“, disse em entrevista ao suplemento Luz, do jornal Nascer do Sol.

O que acontece em Portugal é que os jornalistas com idade andam a arrastar-se pelas redações. Os cabelos brancos e pessoas com experiência, sobretudo na televisão, hoje interessam pouco. É uma cultura. Não estou a dizer que está mal. Muita gente jovem que entra na televisão tem muito valor e tem dado provas disso, mas a verdade é que hoje chega-se a uma determinada idade e sai-se do ecrã e já não se tem lugar garantido só porque se tem mais idade“, lamentou.

Júlio Magalhães impôs uma condição para aceitar a CNN Portugal

É pena que em Portugal a experiência não conte: temos tantos jornalistas e tivemos tantos ao longo dos anos que abandonaram o jornalismo, que deixamos de os ver – na televisão, na rádio, nos jornais –, precisamente porque se achou que esta cultura, que existe hoje, é a cultura da beleza, da novidade, das pessoas mais novas…“, continuou.

CNN Portugal arranca esta segunda-feira! Saiba a que horas inicia a transmissão

Pessoas mais novas também com valor e capacidades, mas foi pena não termos feito na comunicação em Portugal um mix e uma junção entre aquilo que é a novidade – gente jovem, que é necessário entrar no mercado – e a experiência, que é muito importante estar nas redações“, acrescentou ainda Júlio Magalhães.

Leia também: Nuno Santos ignora o diretor da CMTV: “Estamos a lançar uma marca poderosa”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News