fbpx
TVI

Judite Sousa sobre «Caso Ana Leal»: «Manda quem pode, obedece quem deve»

20130729 213646 Judite Sousa Sobre «Caso Ana Leal»: «Manda Quem Pode, Obedece Quem Deve»

Judite Sousa Informação Tvi Jornal Das 8 Oito

Foi no ano passado que Ana Leal criticou a retirada de uma reportagem de sua autoria do Jornal das 8 do dia 26 de janeiro, e que apenas foi exibida no espaço informativo da meia noite da TVI24, no dia seguinte. As críticas de Ana Leal levaram-na a uma suspensão.

Judite Sousa vem agora falar sobre o assunto, assumindo que a «fragilizou internamente», quanto mais não seja «porque constituiu um problema para a empresa que me paga o salário todos os dias e eu não gostei disso», revelou à Notícias TV. Ainda assim, garante ter sentido o «apoio claro e explícito de quem tinha de sentir», nomeadamente «dos administradores e do José Alberto Carvalho». «Nem havia outra forma de ser. Foi feita uma queixa contra mim sem que eu tivesse conhecimento dessa queixa, com toda a gente na redação a ter conhecimento dela, e eu a ser confrontada com a existência dessa queixa três semanas depois de ela ter sido feita. Soube que existia uma queixa pelo jornal Público. Isto é muito mau e muito penoso.», porque «a pessoa que se queixou de mim não teve a hombridade de me dizer “olha, eu queixei-me de ti”», conclui.

Este desconhecimento fez com que vivesse «na ignorância durante três semanas» sem se «poder defender atempadamente e a ser triturada internamente na redação», o que para Judite Sousa «é revoltante».

Além de se mostrar revoltada pela forma como o assunto foi gerido, Judite Sousa justifica a retirada da peça jornalística pelo facto de ser «uma reportagem dispensável», e à semelhança de «umas dez» peças que caem diariamente do alinhamento do jornal da TVI e que «nunca ninguém se queixou». Efetivamente, para Judite Sousa, tudo não passou de «uma brincadeira de mau gosto, de uma criancice. Foi uma maldadezinha. Valeu o que valeu».

Trata-se, portanto, de um caso «encerradíssimo» para a jornalista, que assume que «Ana Leal é uma excelente jornalista, […] tem feito um trabalho muito positivo no que diz respeito à informação sobre o caso do Meco», mas no final do dia «manda quem pode, obedece quem deve», pelo que ao contestar uma decisão de um superior hierárquico foi suspensa.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

4 Comentários

Clique aqui para comentar

ATV News