fbpx

José Luís Gonçalves continua a lutar após grave acidente no “Dança com as Estrelas”

Já passaram 10 anos desde que o antigo toureiro José Luís Gonçalves sofreu um grave acidente na véspera da estreia do "Dança com as Estrelas".

Pedro Vendeira
3 min leitura
Instagram

O antigo toureiro José Luís Gonçalves, 58 anos, continua internado no centro da Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto, na Aldeia de Juzo, em Cascais. Já passaram 10 anos desde que sofreu um grave acidente na véspera da estreia do programa Dança com as Estrelas, na TVI, em julho de 2013. Nessa altura, Cristina Ferreira preparava a estreia do programa, que contava com nomes como Raquel Tavares ou Pedro Teixeira.

Durante os ensaios da primeira coreografia com Raquel Tavares, José Luís Gonçalves caiu desamparado do cimo das escadas que levavam ao palco do “Dança com as Estrelas”. O toureiro sofreu um traumatismo cranioencefálico e foi submetido a uma cirurgia para remover um coágulo no cérebro e colocar um dreno. Esteve em coma e permaneceu nessa condição por quatro anos e o seu estado sempre foi considerado muito reservado.

Apesar das dificuldades, José Luís Gonçalves tem tido melhoras lentas, embora também tenha enfrentado momentos preocupantes, como quando precisou ser operado de urgência no Hospital de Santa Maria, em 2020, devido a um problema renal grave. Ao seu lado, conta com o apoio constante da esposa Isabel Gomes e de alguns amigos, como Américo Manadas. “Aparentemente, o Zé Luis está bem dentro do quadro difícil da doença. O problema que tem é para toda a vida. Tens momentos em que reconhece que está a falar comigo e tem outros em que se perde”, conta Manadas à TV Guia.

A evolução do quadro clínico do toureiro foi afetada durante a pandemia de Covid-19. Não apenas por causa do episódio agudo que levou à intervenção cirúrgica, mas também pela limitação dos tratamentos de fisioterapia. Isso resultou num retrocesso no estado de saúde de José Luís Gonçalves durante esse período.

“O período da Covid foi o pior porque parou com a fisioterapia e Isso provocou um retrocesso no estado do Zé Luis”, explica o amigo de José Luís Gonçalves à referida publicação.

Apesar dos constrangimentos, houve uma evolução cognitiva substancial. “O discurso dele é multo claro, manteve as memórias do passado, coisas mais antigas, tudo o que está ligado à tauromaquia e àquilo que fazia, que era ensinar a tourear”, afirmou Isabel Gomes recentemente.

Leia também: Par de Bernardo Sousa no ‘Dança com as Estrelas’ triste com as críticas: “Os ódios que alguns lhe emanam…”

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com