SIC TVI

José Eduardo Moniz defende reality shows polémicos: “Somos um país muito preconceituoso”

Há cerca de um ano a SIC promovia um debate em torno do programa Supernanny, que gerou imensa polémica culminando, até, com a suspensão do formato. Esta noite será a vez da estação de Queluz de Baixo fazer o mesmo, na sequência de uma semana de criticas, queixas e muitos ataques após a estreia dos reality shows Quem Quer Casar com o Meu Filho? (TVI) e Quem Quer Namorar com o Agricultor? (SIC).

José Eduardo Moniz, tido por muitos como o pai dos reality shows em Portugal, esteve, esta sexta-feira, no Jornal da Uma a dar a conhecer a sua opinião sobre toda a polémica. “Acho que estas criticas são típicas de um país pequeno e preconceituoso. Estes programas existem no mundo inteiro e eu não vejo este volume de criticas abaterem-se sobre os formatos”, defendeu.
Aquele que já foi o rosto mais forte da TVI vai, esta noite, moderar o debate entre apoiantes e detratores do formato “reality show”. José Eduardo Moniz vai dar voz ao tema na rubrica Deus e o Diabo, desta noite, do Jornal das 8.

Ana Sofia Cardoso pediu-lhe, ainda, no Jornal da Uma, que comentasse o artigo escrito por Rute Agulhas intitulado Quem Quer Casar com a Minha Vaca?. O jornalista da TVI revelou-se completamente chocado com o que leu: “Eu acho que as pessoas perderam um pouco a noção dos limites e acho que, por vezes, há visões tão apaixonadas das coisas que retiram lucidez às pessoas. Nós somos um país pequeno e, mais do que pequeno, muito provinciano. E muito preconceituoso”, confessou José Eduardo Moniz.

Rute Agulhas vai estar, também ela, presente no debate desta noite e sentar-se-à no lado oposto a Bruno Santos – diretor de programas da TVI – e Leonor Poeiras – a apresentadora do formato.

ATV News