fbpx

JosĂ© Eduardo Moniz assume divergĂȘncias com Cristina Ferreira e aborda futuro de Goucha na TVI

José Eduardo Moniz aborda os resultados da TVI, projeto, o relacionamento com Cristina Ferreira e do futuro de Goucha no canal.

Pedro Vendeira
5 min leitura
Manuel Luís Goucha, José Eduardo Moniz

JosĂ© Eduardo Moniz, o diretor-geral da TVI, marcou presença no programa “Goucha” nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, numa entrevista aguardada. No ano em que o canal de Queluz de Baixo celebra o 31Âș aniversĂĄrio, Moniz abordou os resultados do canal, projetos e o relacionamento com Cristina Ferreira.

Durante a conversa com Manuel LuĂ­s Goucha, JosĂ© Eduardo Moniz foi questionado sobre a relação com a diretora de programas, evidenciando que apesar das visĂ”es “completamente diferentes”, garante que com Cristina Ferreira “uma relação normal de um diretor-geral com uma diretora. Quer dizer que tĂ­nhamos de nos entender, como nos estamos a entender“

Em relação Ă s reservas iniciais de Cristina Ferreira e da sua equipa, JosĂ© Eduardo Moniz compreendeu as dĂșvidas e sentiu algumas reservas. “NĂŁo nego que, quer a Cristina [Ferreira] quer a sua equipa, quando entrei na TVI, me olharam com alguma reserva. Eu percebia isso. Olhavam com alguma reserva porque provavelmente achavam que eu ia destruir tudo aquilo que eles tinham montado“, confessou.

O diretor-geral da TVI explicou que só pretendia “acrescentar valor” e não “destruir”. “É sempre esse o meu propósito e enquadrar obviamente o funcionamento de cada um. Agora, quando eu acredito em coisas que são diferentes das dos outros, eu tenho de humildemente, mas militantemente dizer que eu não concordo”, afirmou.

De seguida, deixou um recado para quem i viu como um profissional “ultrapassado”.

“Quem me encarou com grandes reservas quando entrei na TVI, e que me acharam velho e ultrapassado, digo que elas Ă© que estĂŁo mais atrasadas do que eu, porque eu tenho um espĂ­rito muito mais empreendedor do que elas e um espĂ­rito muito mais irrequieto do que o delas“, atirou JosĂ© Eduardo Moniz, garantindo: “Daquilo que tenho um entendimento mĂ­nimo Ă© difĂ­cil enganar-me”.

José Eduardo Moniz fala da relação com Cristina Ferreira

Mais Ă  frente, Moniz teceu elogios ao talento de Cristina Ferreira: “A Cristina tem imenso valor, Ă© uma excelente apresentadora. Eu quero um tipo de televisĂŁo, ela quer um tipo de televisĂŁo, nĂłs estamos a cruzar essas visĂ”es“

AlĂ©m disso, JosĂ© Eduardo Moniz revelou ter sido convidado para ingressar na polĂ­tica, mas recusou, indicando que a independĂȘncia Ă© crucial nesse meio. Quando questionado por Manuel LuĂ­s Goucha sobre o que o motiva, Moniz respondeu: “Sou um romĂąntico e acho que nĂŁo hĂĄ impossĂ­veis. Acredito que Ă© possĂ­vel as coisas acontecerem”.

O inĂ­cio de Cristina Ferreira na TVI

Questionado por Manuel LuĂ­s Goucha sobre como Moniz vĂȘ o percurso de Cristina Ferreira, dado que foi quem a lançou na TVI, o diretor-geral respondeu: “A Cristina Ă© um produto meu e seu. NĂłs ‘fizemos’ a Cristina, entre aspas.” Manuel LuĂ­s Goucha notou: “Ela jĂĄ lĂĄ tinha tudo.”

Recordando o percurso da apresentadora, JosĂ© Eduardo Moniz enfatizou a constante necessidade de Cristina se afirmar e inovar na televisĂŁo. “Acho que a Cristina viveu e tem vivido sempre num processo de afirmação constante”. O diretor-geral da TVI reconhece o mĂ©rito dela em trazer ideias novas e em marcar a diferença de forma relevante.

Em seguida, JosĂ© Eduardo Moniz destacou o sucesso social de Cristina Ferreira. “Tem tido sucesso nisso Ă  sua maneira, temos de respeitar a sua posição. Tem os mĂ©ritos que lhe devem ser atribuĂ­dos e daqui lhos reconheço“.

Por fim, o diretor-geral demonstrou confiança na qualidade dos conteĂșdos da TVI e revelou ter projetos em mente para o futuro do canal.

José Eduardo Moniz, Cristina Ferreira, Manuela Moura Guedes
Instagram

Futuro de Manuel LuĂ­s Goucha na TVI

No final da entrevista e de forma descontraída, o apresentador brincou com o diretor-geral da estação sobre a possibilidade de abandonar os programas diårios no final do ano.

Demonstrando o desejo de fazer programas semanais, Manuel LuĂ­s Goucha provocou: “HĂĄ mais vida para alĂ©m da televisĂŁo, nĂŁo Ă©? Ainda bem que me compreende, espero que sim”.

JosĂ© Eduardo Moniz interveio imediatamente: “NĂŁo, nĂŁo, nĂŁo. VocĂȘ nĂŁo pode manipular o que digo. HĂĄ vida para alĂ©m da televisĂŁo quando a televisĂŁo nos diz para seguir em frente e ainda nĂŁo estĂĄ no seu momento”.

“Mas eu ainda não tive essa vida”, respondeu o apresentador. Para concluir, Manuel Luís Goucha agradeceu: “Obrigado porque foi sempre o homem que confiou em mim. Se estou aqui, devo muito a si”.

Leia tambĂ©m: JosĂ© Eduardo Moniz dĂĄ bicada Ă  SIC: “Apostamos em soluçÔes, nĂŁo em lamĂșrias”

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mĂĄgica desde miĂșdo. pedro.vendeira@atelevisao.com