fbpx

Jornalista da TVI infetado com CoronavĂ­rus: “Sentia uma espĂ©cie de bloqueio”

Duarte Costa
2 min leitura

O jornalista Pedro Jorge da Cunha, da TVI, foi infetado com o novo coronavĂ­rus. Em entrevista a Manuel LuĂ­s Goucha no ‘VocĂŞ na TV’ desta segunda-feira, atravĂ©s de videochamada, explicou como tĂŞm sido estas Ăşltimas semanas.

“Desde que viemos para casa em teletrabalho, no dia 12 de março, a Ăşnica vez que eu saĂ­ foi logo no dia a seguir para fazer as compras básicas”, explicou. Depois, começaram a surgir os sintomas. Nos primeiros quatro dias, estes assemelhavam-se a uma constipação. Ao quinto, veio a febre e decidiu entrar em contacto com a linha SaĂşde 24.

“Foram bastante atenciosos, mas a verdade Ă© que eu nunca consegui falar com um mĂ©dico. Falava sempre com uma enfermeira que me recomendava ficar em casa e tomar paracetamol”, contou. Mas os sintomas agravaram-se e começou a ter alguns problemas respiratĂłrios. “Como se alguĂ©m estivesse a fazer uma pressĂŁo sobre os meus pulmões. Eles queriam respirar e sentia uma espĂ©cie de bloqueio”, revelou.

Alarmado, entrou em contacto com o mĂ©dico particular, que lhe fez uma visita domiciliária. “Percebeu logo que havia uma infeção respiratĂłria, uma eventual pneumonia. Receitou-me um antibiĂłtico. Avisou-me que se em dois dias nĂŁo recuperasse tinha de ir para a urgĂŞncia (…) Sentia-me, de facto, num filme”, disse ainda o jornalista.

Atualmente, Pedro Jorge da Cunha já está melhor, mas continua em isolamento. A mulher também foi infetada. Os filhos do casal, Ema e Santiago, de dois anos e meio, não apresentaram problemas de maior.