TVI

«Jornal das 8»: ERC condena reportagem de Pedrógão Grande

A 18 de junho do presente ano, Judite Sousa foi rosto de uma reportagem em Pedrógão Grande que chocou vários profissionais da comunicação social, como noticiado aqui, e levou a mais de 100 participações na entidade reguladora. Em causa estava o aparecimento de cadáveres das vítimas do grande incêndio que consumiu mais de 30 mil hectares de floresta. A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social – decidiu na altura, conforme noticiado aqui, abrir um processo de averiguações.

Agora, e passados quase três meses sobre o ocorrido, o órgão regulador dos media emitiu o seu parecer. Considerando que a reportagem exibida no Jornal das 8 e a respetiva emissora violaram a Lei da Televisão , «não respeitando a dignidade da pessoa humana, a ética de antena que lhe cumpre observar e que àquela se associa, bem como o dever de rigor informativo», o mesmo organismo ordenou à TVI «a exibição e leitura do texto da decisão da ERC no serviço noticioso de maior audiência do serviço de programas TVI». A decisão foi tornada pública esta quarta-feira, 6 de setembro, sendo uma das deliberações resultantes da reunião do Conselho Regulador de 29 de agosto.

Assim, embora não incorrendo em nenhuma multa, a estação de Queluz de Baixo vê-se obrigada a emitir a decisão agora revelada no Jornal das 8. Na altura do sucedido, a jornalista da reportagem em causa – Judite Sousa – apenas se limitou a responder «No comments!» face à polémica que se havia instalado.