fbpx

João Paulo Rodrigues: Carreira profissional, a amizade com Pedro Alves e o divórcio

Vanessa Jesus
6 min leitura

João Paulo Rodrigues esteve à conversa com Manuel Luís Goucha esta quinta-feira, dia 13 de janeiro, no programa da tarde da TVI.

João Paulo Rodrigues recordou o início da carreira profissional, a amizade com Pedro Alves e o divórcio que mudou a sua vida.

Carreira Profissional: 

João Paulo Rodrigues começou por recordar que desde criança que disse que queria ser advogado. Entrou para a Universidade para o curso de direito, mas não chegou a acabar. Embora, hoje já sinta vontade de estudar para terminar o que ficou por fazer.

No primeiro ano de caloiro, entrou para a tuna e foi aí que percebeu que queria cantar. ‘A Tua Cara Não me é Estranha’ foi dos projetos que mais gostou de fazer.

“Adorei aquilo, foi das coisas que mais gostei de fazer na minha vida”, afirmou o convidado, recordando uma imagem de Maria João Abreu nervosa antes de entrar em palco.

“Tenho poucos amigos, mas tenho a sorte dos amigos que tenho. É mais difícil de se conhecer alguém (famosos). Mas quando fazes amigos neste meio também ficam para a vida“, acrescentou.

João Paulo Rodrigues recordou que a primeira vez que foi à televisão foi com Pedro Alves, num programa apresentado por Manuel Luís Goucha.

“Eu comecei na televisão num programa apresentado por ti”, disse, lembrando que se tratava de um festival de anedotas alentejanas. “Nós ganhámos e depois a Teresa Guilherme levou-nos para a RTP”, acrescentou.

Relação com Pedro Alves e a família: 

“O Pedro não e amigo, é família, é meu irmão. O Pedro é das pessoas mais importantes da minha vida. Começou por ser meu colega de trabalho… Nós estamos juntos há 21 anos. O Pedro é das pessoas mais importantes da minha vida”, disse. De seguida, foi surpreendido com uma mensagem do artista.

O convidado recordou o progenitor que faleceu quando ele tinha apenas 20 anos.  “O meu pai era um homem muito íntegro, muito bom. Ele morreu eu tinha 20 anos, nos últimos 10 ele estava distante, em Moçambique. Ele ensinou-me uma coisa que faço com as minhas filhas: ele fazia questão de mostrar o orgulho que tinha em mim“, recordou.

O artista lamentou que o progenitor não tenha conhecido as netas. Porém, acredita que depois da morte há uma continuação.

Divórcio e relação com as filhas: 

O convidado foi surpreendido com uma mensagem das duas filhas e emocionou-se. “São a coisa mais boa. Acho que sou muito o pai que o meu pai foi para mim. Tento passar-lhes valores, mas acima de tudo compenso tudo com amor e mimo”, afirmou.

João Paulo Rodrigues contou que, no início da pandemia, a ex-mulher foi viver para Leiria onde se encontra a sua mãe (ex-sogra). O artista também comprou lá casa para estar mais perto das meninas. Apesar do divórcio, hoje é amigo de Juliana.

“Foi um projeto que falhou. Somos muito amigos. Houve um tempo de luto. Chegava a casa e tinha aquela ritual de ir ver as minhas filhas. Custava-me chegar a casa e não ter as minhas filhas. Foi um vazio, chorava muito. As minhas filhas são o meu bem mais importante. Tive a sorte de ter a mãe das minhas filhas uma mulher especial. Fomos aprendendo a estar juntos”, afirmou.

“O projeto falhou. Temos feitios especiais … Eu passava muito tempo fora da casa. Fazia entre 120 a 150 espetáculos por ano. Isso estragou um bocado o casamento”, admitiu.

Depois do divórcio, João Paulo Rodrigues assumiu publicamente um novo relacionamento, mas também acabou.

“Não resultou, havia muita pressão. Eu percebi que precisava de estar sozinho. Nunca estive sozinho. Eu precisava de saber coisas de mim”, justificou, acrescentando que hoje é uma pessoa mais calma.

Amizade com Júlia Pinheiro: 

João Paulo Rodrigues chegou a conduzir as manhãs da SIC com Júlia Pinheiro e não lhe poupa nos elogios. “Foi uma escola. Tive a sorte de o fazer como uma das melhores: melhor profissional e melhor pessoa. Valeu tudo o que aprendi com ela”, começou por dizer.

A Júlia é generosa. Depois foi uma mãe, uma grande amiga. Ela passou comigo os anos a seguir à separação da Juliana e havia dias quue nos intervalos chorava lá atrás. Uma amiga para o resto da vida”, salientou.

A apresentadora faz parte do novo filme de Quim Rocas e Zeca Estacionâcio, assim como Sofia Ribeiro que surpreendeu o amigo com uma mensagem.

Leia também: João Paulo Rodrigues recorda divórcio e afirma: “Custava-me não ter as minhas filhas…”