fbpx

João Espírito Santo diagnosticado com tumor mamário: “Desculpem estar a chorar”

O medico da TVI, João Espírito Santo, foi diagnosticado com um tumor mamário.

Pedro Vendeira
4 min leitura

João Espírito Santo marcou presença no “Dois às 10”, onde esclareceu algumas dúvidas sobre a higiene oral.

O Dr. regressou na segunda parte do matutino da TVI e esteve à conversa com Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos, para falar da sua recente peregrinação a Fátima.

A dada altura foi surpreendido com uma mensagem especial de um amigo.

“A ida à Fátima a pé é um ato de fé que sempre admirei, pela coragem, esforço e espírito de sacrifício. Ao perceber que o Dr. João estava a fazer esta peregrinação e apenas faltando duas etapas, rapidamente me ofereci para participar consigo, servindo de apoio físico e emocional, para tornar estes quilómetros finais um pouco menos difíceis. Não se tratou de cumprir uma promessa, mas sim de uma forma de ajudar um amigo, esteve sempre presente quando precisei. Obrigado e um abraço”, disse num vídeo gravado e exibido no programa.

O médico desabou em lágrimas e Cláudio Ramos questionou o motivo de ter feito a peregrinação este ano: “Este ano foi porquê?“. Emocionado, João Espírito Santo não conseguiu responder.

Depois de se recompor, disse: “Que este ano sirva para evangelizar os espectadores a ter fé neles, fé… na revolução… Ai… e na esperança…

Filhos, desculpem estar a chorar. Os meus filhos não sabem porque estou a chorar. Ai, filhos…“, afirmou João Espírito Santo de lágrimas no rosto.

Maria Botelho Moniz quis saber a razão para o médico estar bastante emocionado. Em rodapé passava a informação de que João Patrício Santo estava a enfrentar um novo problema de saúde e mais à frente de que tinha sido diagnosticado com um tumor mamário.

Sem saúde, não somos nada. Tive um problema de saúde, tenho… mas nada que eu considero, incapacitei-me e felizmente as pessoas com quem partilhei, tiveram lá. O João esteve lá desde o primeiro dia, posso-vos dizer que fiz uma única consulta neste processo acompanhado, por opção“, desabou João Espírito Santo.

“Fui à Champalimaud e tinha à porta, como eu chamo para ele, numa brincadeira, o dono isto tudo, o dono da Coral Europa e tinha o Zé Pedro a porta e o Zé Pedro diz-me de uma forma de simpática ‘pá, estou aqui contigo, isto vai correr’. As notícias foram boas ao início e depois vieram as… veio a frustração de não perceber o porquê de continuar a aparecer, de haver a necessidade de continuar a esvaziar, líquido que aparecia, a necessidade agora de ter que ser intervencionado. E eu disse à minha mulher, uma coisa foi, o que for será, mas há uma coisa que tenho certeza, vai ser o que Deus quiser”, contou o médico.

Depois de ser operado e apesar dos conselhos que recebeu para “ficar em casa”, João Espírito Santos optou por continuar a trabalhar. “Passados dois dias, vim fazer o programa.

O médico revelou ainda o que disse quando chegou a Fátima: “Agarrei-me à minha mama e disse: ‘Eu venci-te!’.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com