Ivo, de “Casamento Marcado”, emociona-se ao falar sobre a emigração da mãe: “Marcou bastante”

"Faltava-me a minha mãe", disse Ivo Martins.

3 min leitura
TVI

Ivo Martins e Ana Bento, de “Casamento Marcado”, foram alguns dos convidados de Manuel Luís Goucha, esta sexta-feira, na TVI. O participante recordou o relacionamento que teve com a mãe dos seus filhos e ainda a emigração da mãe.

Ivo Martins recordou a infância, que ficou marcada pela morte do pai e pela emigração da mãe para a Suíça, tendo ficado ao cuidado da avó materna dos dois aos sete anos: “Marcou bastante. Não que eu não estivesse bem com a minha avó, que estava, mas faltava-me a minha mãe”.

“Aos sete anos, senti muito a falta da minha mãe. Acabei por bloquear, não desenvolvi, em tudo. E a vinda dela para Portugal foi por causa disso. Ela foi por mim e veio por mim… é mãe”, contou, visivelmente emocionado.

Mais à frente, Ivo Martins abordou também o relacionamento que teve com a mãe dos seus dois filhos. “Nos últimos anos da nossa relação, já havia muito desgaste, discussões. Não fazia sentido… apesar de eu sempre acreditar que era para sempre. Porque isso é o que se promete e era a ideia que eu tinha de uma relação. Por mais dificuldades que tivesse, teríamos sempre de encontrar forma de as superar e aguentar para sempre”, lembrou.

Hoje em dia, Ivo Martins percebe o que aconteceu e acredita que “faltou algo muito importante”: “Falarmos um com o outro e não havia isso. Eu acho que, se houvesse, as coisas podiam, de facto, ter sido diferentes. Foi imaturidade tanto da minha parte como da dela. Não soubemos superar as questões económicas, familiares… todas as dificuldades em si”.

“Em conjunto com dificuldades económicas e com muito trabalho da minha parte, houve uma altura da nossa relação em que ela quis dar prioridade, em vez de ser ao trabalho, aos meus filhos e eu aceitei e fiquei eu realmente muito sobrecarregado de trabalho”, contou, referindo que, nesse período, acabou por ficar mais afastado dos filhos. “Hoje, sou muito mais pai”, afirmou.

Ivo Martins acabou por ser diagnosticado com depressão e começou o tratamento com “uma medicação ligeira”, mas que só ajudava “temporariamente”. Mais tarde, acabou por haver uma reaproximação da sua companheira da altura e novo afastamento, o que o levou a ficar ainda mais em baixo.

“Aí, comecei a conhecer o Universo”, sublinhou o participante de “Casamento Marcado“, referindo que conheceu “as leis do Universo” que o fizeram olhar para “a vida de uma outra maneira”. Com o “pensamento positivo, meditação, exercício” e, mais tarde, ajuda médica, Ivo Martins conseguiu superar essa fase: “Apesar de, hoje, me sentir muito bem, continuo a ir [fazer terapia] de 15 em 15 dias e não prescindo”.

Veja aqui e aqui uma parte da conversa.

Exit mobile version