fbpx

Infanta Maria Francisca dá detalhes do casamento e confessa estar “calma”

O casal vai mudar-se para Londres, em breve, onde vão fazer a vida a dois.

Ana Ramos
5 min leitura
Instagram

A infanta Maria Francisca, filha dos Duques de Bragança, vai casar-se, este sábado, com Duarte de Sousa Araújo Martins, no Palácio de Mafra. Esta quarta-feira, foi transmitida, na TVI, uma conversa entre a infanta e Manuel Luís Goucha.

Maria Francisca garantiu estar “calma” com os preparativos para o grande dia, que duraram cerca de nove meses, e sublinhou que tem tido muito apoio na organização. “Eu achei tempo a mais”, disse, entre risos, afirmando que está pronta para a nova vida a dois.

“Eu tento não ter tantos spoilers, também quero ser surpreendida no meu próprio dia”, continuou a infanta.

Maria Francisca explicou que as celebrações vão dividir-se por dois dias: na sexta-feira, um arraial, que é “uma receção para quem vem de fora” e uma “maneira de estarem todos juntos antes do grande momento”; no sábado, a cerimónia religiosa.

As celebrações vão contar ainda com dois bolos de noiva: “Há um que eu quero muito, que eu vou cortar com o Duarte, com as pessoas que estão lá fora. Vamos cortar com espada, meu Deus, mas vai correr bem”.

Maria Francisca referiu que esse é aquele a que dá mais simbolismo: “Vou cortar com as pessoas que estão lá fora, que nos vieram apoiar, com a Real Associação e a Juventude Monárquica, que organizaram esta festa popular para todos os que querem esta lá. Foi um bocadinho surpresa para mim que estavam a organizar esta festa”.

“Acho que são pessoas que têm carinho à mina família, que me viram crescer, que viram os meus irmãos crescer, que acompanharam o casamento dos meus pais e acho justo ter um primeiro momento com essas pessoas que dão valor e que estão lá para nos apoiar”, declarou Maria Francisca.

A cerimónia vai decorrer na Basílica de Mafra, uma escolha que aconteceu “de forma a honrar Mafra” e a agradecer o apoio que tem recebido, num local que acredita ser belo. No total, as celebrações vão contar com 1.200 convidados: “Acho que vai estar tudo perfeito e, no fundo, vou estar com quem quero. Se calhar, é um bocadinho grande para o que eu achava que ia ser, mas é perfeito e estou radiante”.

Maria Francisca vai usar dois vestidos de noiva: “Eu nunca tinha pensado no meu vestido de noiva”. Segundo contou a infanta, será um vestido “simples”, que foi confecionado “em menos de um mês” e, depois, outro vestido que será usado no jantar, que é “mais descontraído, também muito simples, mas que dá para dançar”.

A infanta Maria Francisca confessou também que vai usar joias da família, nomeadamente, o diadema que a mãe usou, que era da rainha Dona Amélia, que tem “um valor sentimental e histórico enorme”: “Fico muito honrada”.

Quanto à lua de mel, os Duques de Bragança afirmaram que os noivos “tinham pensado em ir a Marrocos” e exatamente por ter havido o sismo é que pretendem manter a decisão para poderem “ajudar” de alguma forma: “Eles estavam a pensar e, depois, quando houve, acho que decidiram mesmo ir como um ato de solidariedade”.

Para o futuro, Maria Francisca espera que a vida a dois seja “mais calma” e será feita em Londres: “Vamos em janeiro, por isso, vamos estar muito no nosso espaço, com a nossa dinâmica. Quero muito”.

A infanta contou que se despediu do trabalho numa agência e que, agora, vai dedicar-se ao Prémio Infanta Maria Francisca: “É um prémio em que, no fundo, trabalhamos com a faculdade de Belas Artes e com vários museus e há um júri que escolhe um aluno que se inscreva e recebe um prémio e, depois, uma exposição a nível nacional. Ainda está a ser trabalhado, mas eu adorava dedicar-me a isto a tempo inteiro e é o que eu vou tentar fazer”.

Veja aqui e aqui uma parte da conversa.