fbpx

Gustavo Santos emociona-se ao falar da paternidade: “Tu tinhas de ser este pai?”

“Ele é mesmo um pai incrível."

Ana Ramos
4 min leitura
TVI

Gustavo Santos e Mafalda Rodiles estiveram, esta terça-feira, no programa de Manuel Luís Goucha, na TVI, e falaram sobre o filho de ambos, António.

O escritor é pai de dois filhos e Mafalda Rodiles, com quem namora há pouco mais de um ano, tem também dois filhos. “Nós dizíamos assim: ‘Já temos quatro filhos, é imenso’. Já estávamos num patamar que ok, este já está quase a fazer três anos, já está quase a passar aquela cena dos bebés pequeninos e já temos quatro. Eles são ótimos, são saudáveis. Impecável! Não precisamos de mais”, disse Mafalda Rodiles.

“Isto é uma conversa que eu tenho comigo mesma porque, como adoro ser mãe e adoro partos, eu dizia: ‘Não, não quero mais’. Dizia isto a mim e ao Gustavo. E o Gustavo também dizia: ‘Não, não. Estamos ótimos’. Um dia, o Gustavo diz-me assim: ‘Eu acho que vou ser pai outra vez’”, continuou. “E eu disse: ‘Está bem. Eu também gostava, mas…’. Mas e foi assim que decidimos”, rematou Mafalda Rodiles.

O casal teve, então, o primeiro filho em comum, este ano e este foi o primeiro parto que Gustavo Santos pôde assistir: “Que experiência”.

“Eu sou muito bom com as palavras, mas é difícil colocar isto em palavras, porque tu vês a vida diante de ti. Aquele bebé está a ser dado à luz, literalmente, à luz, então, eu poder ampará-lo… O primeiro colo que o António teve foi meu. Essa pele, esse primeiro contacto de receber essa alma”, comentou Gustavo Santos.

“A minha avó parte nas minhas mãos e o meu filho chega nas minhas mãos. São momentos únicos e é uma experiência altamente recomendável, porque é impossível sermos as mesmas pessoas. O nascimento de um filho é sempre o nascimento de um filho, mas, quando estamos a visualizar ‘in loco’, na primeira fila como co-protagonista – porque os protagonistas são a mãe e a criança -, tudo o que é uma prioridade, ou toda a tua lista de prioridades é refeita naquele instante. E isso é amor, é vida, é intensidade”, relatou Gustavo Santos.

Mafalda Rodiles contou que o parto foi feito em casa, com doula e parteira: “Foi muito bonito e muito fácil e muito rápido”.

“O Gustavo é muito exigente com ele como pai. Ele é um ótimo pai, só que ele cobra-se muito a ele mesmo e isso eu sinto, às vezes. É com ele, ele quer mesmo. Ele é incrível e cada dia faz melhor. Ele pode estar todo roto e vai jogar futebol com os miúdos e eu digo: ‘Eu não sei como é que tu aguentas. Eu não consigo’”, elogiou ainda.

“Tu quiseste ser este pai? Tu tinhas de ser este pai?”, questionou Manuel Luís Goucha. Visivelmente emocionado, Gustavo Santos disse: “Exato”. “É o ponto de eterna fragilidade do Gustavo”, reparou o apresentador.

“Ele é mesmo um pai incrível e, como eu não tive isso com os meus filhos… e ele é um pai para os meus filhos, hoje em dia, e é muito bonito isso. E é muito difícil… E é mesmo, é um pai incrível, como eu nunca vi”, acrescentou Mafalda Rodiles, também emocionada e referindo que os seus dois filhos mantêm relação com o pai, que vive agora em Portugal.

Veja aqui e aqui uma parte da conversa.