fbpx

Manuel Luís Goucha homenageia Maria de Lourdes Modesto: “Pertence ao panteão dos grandes da comunicação”

Carolina Pereira
3 min leitura
Instagram

Manuel Luís Goucha deixou uma singela homenagem a Maria de Lourdes Modesto, que morreu aos 92 anos.

Maria de Lourdes Modesto morreu esta terça-feira, 19 de julho, aos 92 anos. No final da emissão do seu programa, Manuel Luís Goucha lamentou a partida da gastrónoma com uma sentida homenagem.

Eu não posso deixar de encerrar este programa, homenageando a primeira mulher, grande comunicadora em televisão e grande técnica de culinária, que nos deixou fisicamente”, começou por dizer, referindo que a cozinheira o inspirou a ser o “homem da televisão” que é hoje.

“Maria de Lourdes Modesto faleceu (…) e eu não podia deixar passar em branco esta perda da comunicação, da gastronomia. Uma mulher que foi pioneira nos programas de televisão ligados à culinária, uma mulher que fez um único levantamento gastronómico em termos de património culinário deste país. Faleceu Maria de Lourdes Modesto mas é um nome que marca a história da televisão em Portugal para sempre. Obrigado Maria de Lourdes”, acrescentou.

Nas redes sociais, Manuel Luís Goucha deixou mais algumas palavras sobre a também escritora, a quem agradeceu por ter escrito o prefácio do seu primeiro livro de receitas, sem que conhecesse o comunicador de lado algum.

Aceitou prefaciar o meu primeiro livro de receitas não me conhecendo de lado algum. Isso já diz da sua disponibilidade em apoiar. Já era grande a minha admiração pelo seu pioneiro trabalho em televisão e por quanto havia feito em prol da preservação e celebração do nosso rico e diverso património gastronómico“, afirmou.

Passei a admirar a mulher, confirmando em várias conversas a impressão que me havia deixado no nosso primeiro encontro, petiscando um ovo estrelado na perfeição, que de banal nada tem em se querendo a clara cozinhada e o amarelo da gema a escorrer. Assertiva, firme, coquette, moderna… Maria de Lourdes Modesto pertence ao panteão dos grandes da comunicação. Sem artifícios, telepontos, auriculares sussurrantes… Obrigado por me inspirar“, rematou.

Leia também: Manuel Luís Goucha brinca com colega de trabalho: “É a primeira vez que vejo…”