fbpx

Goucha emociona-se com história de menino que morreu com leucemia

Vanessa Jesus
3 min leitura
Reprodução TVI

O apresentador não conseguiu controlar a emoção ao conhecer a história de Pedro, um menino que morreu de leucemia, aos 11 anos, e que inspirou a criação de uma cooperativa para ajudar crianças com a mesma doença.

Manuel Luís Goucha assumiu, na tarde desta sexta-feira, a condução do programa ‘A Tarde é Sua’, da TVI, e foi às lágrimas com uma história muito especial.

Aos 11 anos, Pedro morreu vítima de uma leucemia. A mãe do menino, Ana Brazião, revelou que o filho deixou um legado através dos desenhos que criou, pois foram usados para angariar dinheiro para o serviço de oncologia do hospital onde recebia tratamentos. Após a morte da criança, a mãe e alguns familiares criaram uma cooperativa para ajudar outras crianças com a mesma doença: a Pedrinhas, Cooperativa de Solidariedade Social e Cultural Pedro Brazião Rodrigues.

Face às declarações da mãe do menino, Goucha não conseguiu conter as lágrimas. ”O Pedro está aqui”, disse Goucha, visivelmente emocionado. “O fim físico do Pedro é o princípio do projeto Pedrinhas. Eu estou aqui à beira das lágrimas, peço imensa desculpa”, acrescentou.

A mãe de Pedro contou que o menino “fez uma coleção especial de chocolates com os desenhos dele por forma a ajuda a Associação Acreditar, que apoia crianças com cancro e as suas famílias, que tem uma residência na qual nós ficávamos muitas vezes”, contou, acrescentando que com esse dinheiro foram compradas cortinas blackout [importantes para o sossego dos doentes e das mães] para o serviço de oncologia do hospital.

“Ele preocupava-se muito como é que estavam os outros, independente da forma em que ele estivesse”, acrescenta a mãe.

Apesar da dor da morte do filho, Ana agradece a passagem dele pela sua vida. “Tive a possibilidade de viver a vida de uma forma diferente, com lentes coloridas. Consegui fazer com que a minha vida tivesse um sentido completamente diferente Agora, acredito muito na vida após a morte, acredito muito que o Pedro está em algum sítio”, afirma a mãe.

“Acho que todos nós saímos daqui melhores pessoas por causa do Pedro”, rematou Goucha, ainda em lágrimas.