fbpx

Goucha em lágrimas: “A minha madrasta disse que o meu pai tinha orgulho em mim”

"Sinto que era um homem a quem nĂŁo deixaram ser pai".

Duarte Costa
3 min leitura
Instagram

Manuel LuĂ­s Goucha nunca teve uma relação de pai e filho com o progenitor. Este chamou-lhe “maricas”, quando o apresentador tinha apenas nove anos, e os pais acabaram por se divorciar ainda muito cedo, o que provocou ainda mais afastamento entre ambos. Nem sequer chegou a ir ao funeral dele, porque nĂŁo sentiu nada e nĂŁo iria ser hipĂłcrita. Contudo, nĂŁo conteve a emoção na hora de recordar o homem a quem deve “50%” da sua prĂłpria vida.

A minha mĂŁe dizia-lhe que eu gostava muito de ver teatro na televisĂŁo, de ver mĂşsica clássica e bailado, e ele resumiu essa realidade assim: ah, entĂŁo temos um maricas na famĂ­lia. Lembro-me da frase, mas nĂŁo teve impacto negativo, porque eu sabia o que era. Já sentia atração por rapazes“, contou Manuel LuĂ­s Goucha em entrevista Ă  revista TV Guia.

Quando o pai morreu, já Manuel Luís Goucha tinha Rui Oliveira Nunes como companheiro, não sentiu nada e rumou até Paris, em França, porque já estava de viagem marcada.

NĂŁo senti nada. Senti que lhe devo a minha existĂŞncia em 50%. E sinto que era um homem a quem nĂŁo deixaram ser pai“, confidenciou.

Temos aqui várias hipĂłteses em aberto, sem resposta: nĂŁo quis ser pai, a vida nĂŁo o deixou ser pai ou a minha mĂŁe dificultou-lhe a vida para ele ser pai. Estamos a falar de uma separação há 66 anos, uma coisa completamente diferente de hoje. Odiaram-se“, revelou Manuel LuĂ­s Goucha.

O profissional da TVI confessou ainda que, apesar de tudo, achava o pai um homem “divertido e porreiro“, mas sublinhou que “nĂŁo havia um vĂ­nculo filho-pai” e que a relação existente entre ambos era a de “dois homens“. Disse ainda que nĂŁo se arrepende de nada, mas que Ă s vezes se questiona “que homem era aquele“.

SĂŁo as tais perguntas que ficam sem resposta. Já depois da morte do meu pai, a minha madrasta foi Ă  TVI e disse-me: o teu pai tinha muito orgulho em ti. Estou a comover-me…“, desabafou, muito emocionado, Ă  revista TV Guia, admitindo que, caso tivesse a oportunidade de voltar a estar com o pai, nĂŁo sabe se o abraçaria, mas sentar-se-ia com ele para ouvir a sua histĂłria.

Leia também: Goucha protege Cristina Ferreira da chuva e é aplaudido