fbpx

Goucha ajuda Cristina Ferreira no pedido a São Gonçalo: “Há 13 anos que nada”

"São Gonçalo trata daquelas que o Santo António se esqueceu".

Ana Ramos
5 min leitura
TVI

Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira apresentaram várias partes do programa da tarde desta terça-feira, na TVI, numa emissão especial dedicada aos Santos Populares.

Os dois comunicadores puseram a ‘conversa em dia’ e falaram várias vezes sobre o desejo de Cristina Ferreira em casar, recorrendo a preces aos santos.

A dada altura, falaram sobre os nomes completos de cada um. “Tu não és Cristina Maria. És Jorge”, disse Manuel Luís Goucha. “Cristina Maria Jorge Ferreira. Ai que já nem sabe o meu nome, Manuel Luís de Sousa Goucha”, corrigiu a apresentadora.

“Sei, sei. Não que agora tenho o Nunes”, completou Manuel Luís Goucha. “Vais ter Casinhas também se casares com o Casinhas”, continuou, entre risos. “Parvo! Ele veio para aqui para me destruir a reputação! Começa num e acaba no outro”, brincou Cristina Ferreira.

“Tu é que dizes que amas o pai do teu filho”, destacou o comunicador. “E amo. Até ao fim da minha vida. Mas porque é que as pessoas têm tanta dificuldade em perceber o que é que é o amor? Eu amo-te e não vou casar contigo”, explicou a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI.

“Por acaso, é estranho… Ai não vais não! Isso querias tu… ficar com a minha biblioteca”, brincou Manuel Luís Goucha. “Com a biblioteca vou ficar. Um quadro ou outro que ainda rende dinheiro”, disse a apresentadora.

Os dois sublinharam que não estão “juntos todos os dias” e Cristina Ferreira sugeriu, em tom de brincadeira: “Está na hora de fazermos um ‘Conta-me’. Eu conto-te a ti e tu contas-me a mim”.

Mais à frente no programa, Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira falaram com António Costa, um colecionador de figuras de Santo António, que também é seu padrinho de batismo. “Dizem que, quando se faz um pedido a Santo António, tem de se por o Santo António de cabeça para baixo e, depois de ser satisfeito esse pedido, põe-se o Santo António normal novamente”, disse o colecionador.

“O meu, coitado, está de cabeça para baixo há anos. Nunca mais se endireita… Se calhar, não pedi certo”, atirou Cristina Ferreira. “O teu é São Gonçalo, que é o das mulheres velhas – que não é o teu caso – e para as mulheres encalhadas também. Tens de lhe puxar o baraço três vezes, o cordão do hábito de São Gonçalo”, respondeu Manuel Luís Goucha.

“Faz ao São Gonçalo! Tu és encalhada”, sublinhou o apresentador. “Mas sou encalhada o quê?”, questionou a comunicadora. “Tu és uma mulher encalhada. Casaste?”, quis saber Manuel Luís Goucha. “Casar não, mas estive amantizada muito tempo”, disse. “Mas isso já lá vão 13 anos! Tu estás encalhada há 13 anos”, afirmou o comunicador.

“Parece os barcos, os barcos vão para a praia e não saem de lá”, brincou Cristina Ferreira.

No entanto, a imagem de São Gonçalo com o baraço que Manuel Luís Goucha referiu não veio para o programa. “Nem o São Gonçalo me ajuda nisto?”, exclamou a apresentadora. “Isto deve querer dizer alguma coisa. Portanto, se o santo do baraço não veio é porque, certamente, minha querida, continuas encalhada, porque não vais poder fazer o pedido”, constatou Manuel Luís Goucha.

Segundo explicou o devoto de São Gonçalo que esteve presente no programa, a imagem do santo “já não tem a corda”, ou seja, a tradição já não se faz como antes. Contudo, a apresentadora fez na mesma o pedido.

“Eu vou pensar por ti. Também já tenho assim alguns dons de telepatia. Ó meu rico São Gonçalo, ando aqui encalhada há anos. Há 13 anos que nada. Portanto, vê lá se me arranjas um homem como deve de ser. Eu sou exigente”, pediu Manuel Luís Goucha, enquanto Cristina Ferreira tocava na imagem de São Gonçalo.

“Sou nada”, reclamou a apresentadora. “És muito exigente, tem de ser um homem que não tenha problema em ter uma mulher empoderada”, comentou o comunicador.

“Se eu casar no próximo ano, este São Gonçalo é abençoado”, rematou Cristina Ferreira.

“Costumamos dizer, em brincadeira, que o São Gonçalo trata daquelas que o Santo António se esqueceu”, disse o devoto. “Na volta, tenho de levar um São Gonçalo e pô-lo ao contrário, ao lado do Santo António. Ao despique, pode ser que algum arranje”, brincou Cristina Ferreira.

Pode ver os momentos aqui, aqui, aqui e aqui.