fbpx

Fumo branco na Plural. «Redução de horário e aumentos salariais»

Gabriel Guerra
1 min leitura
© DR

Desde dia 4 de dezembro que os trabalhadores da Plural Entertainment estavam em greve, entretanto levantada, reivindicando melhores condições laborais. A produtora do grupo Media Capital era acusada, entre outras coisas, de submeter os seus trabalhadores a uma elevada carga horária de trabalho, de cerca de 12 horas diárias, e de estar associada à emissão de falsos recibos verdes.

Hoje, em comunicado, o CENA-STE, sindicato que representa os trabalhadores do meio, informou que após as negociações, trabalhadores e entidade empregadora chegaram a acordo, «devolvendo quase 500 horas por ano» aos seus funcionários. Entre as conquistas, destacam-se os «aumentos salariais escalonados, beneficiando os trabalhadores com salários mais baixos» e a «garantia de que os trabalhadores freelancers não serão prejudicados pela sua intervenção sindical».

Apesar de considerar que o acordo firmado «não faz total justiça a vários anos de horários desregulados e extenuantes, sem aumentos salariais e com condições de trabalho longe das ideais», o sindicato reconhece que «a conquista é real». «Fará diferença na vida dos trabalhadores e certamente demonstrará que o audiovisual e particularmente a produção de conteúdos televisivos, não pode viver num mundo à parte das regras laborais do país.»