[“E se o seu filho fosse homossexual?”] Repórter comenta impacto do tema

3 min leitura
10438418_934100569948162_1311091158005306368_n
Miguel Leitão, repórter do “Você na TV”, explica impacto da reportagem

O Você Vê… Eu Explico é uma rubrica do Você na TV! que explora situações da atualidade onde o principal objetivo é esclarecer o público nas mais variadas temáticas. Na terça-feira, dia 17 de março, o tema “E se o seu filho fosse homossexual?” despoletou as mais variadas reações na internet.

Estivemos à conversa com o repórter que conduziu as entrevistas transmitidas ao longo da rubrica. “Sem dúvida que esta reportagem viveu de dois testemunhos extremamente ricos e foram eles, indiscutivelmente, os heróis da história”, começa por explicar. Miguel Leitão considera que atualmente há menos preconceito na abordagem do tema da homossexualidade, porém, acredita que ainda continuam a existir casos graves de não aceitação. Os dois testemunhos apresentados são portugueses e são um exemplo de uma mudança de mentalidades.


“E se o meu filho fosse homossexual? Para mim os homossexuais estão no fim da linha. Portanto, se calhar matava-o”. O primeiro testemunho, de um pai, chocou o telespetador.

O objetivo foi mostrar a realidade mais dura e o preconceito ainda existente na sociedade. Miguel já sabia que este testemunho iria chocar. No entanto, não devemos julgar o livro pela capa. Mais tarde, ouvimos o mesmo senhor, mas com um discurso completamente diferente: “Bom, se eu estivesse no lugar dele [meu filho], o que é que eu faria? Quem era eu para o castigar? Pus-me na pele dele e dei-lhe um abraço. Foi emocionante. Comecei a ver os homossexuais de uma forma diferente”. O repórter revela que o grande objetivo passou por surpreender o público e pôr em destaque a capacidade de nos adaptarmos às situações mais controversas.


“Ele não deixava de ser meu filho. Se ele fosse homossexual, eu pensaria mal dele ou do namorado? Não”. Palavras de uma mãe, com um pensamento mais liberal.

Miguel admirou a postura desta mãe, que, desde logo, se mostrou disponível para dar a cara e falar sobre um tema tão íntimo e pessoal. “Conduzir esta entrevista passou a ser algo tão especial e desafiante que as palavras daquela mãe surtiram o efeito desejado. […] Cada ser humano tem a liberdade de gerir os seus afetos como bem entender. O tema da sexualidade é algo tão pessoal e íntimo que ninguém tem o direito de o julgar”.


A rubrica teve um impacto considerável na internet: milhares de comentários nas redes sociais e diversas reações em blogs. Miguel Leitão demonstra-se satisfeito com o boom deste trabalho. “Tinha tudo para correr bem. Só foi preciso a entrega e dedicação já características desta grande equipa (e família) do Você na TV!”.

Siga-me:
Redactor.
Exit mobile version