fbpx

Fátima Lopes: “Aquilo que nos é pedido cada vez mais e em doses muito grandes”

Duarte Costa
3 min leitura
Instagram

Fátima Lopes está numa fase de mudança em termos profissionais. O ‘A Tarde É Sua’ deverá terminar este ano e a apresentadora terá novo desafio na TVI.

Talvez por isso, decidiu que o mês de novembro seria “dedicado ao tema da resiliência“. E partilhou, no blogue que gere, o ‘Simply Follow By Fátima Lopes’, um texto sobre esse mesmo tema.

Em boa verdade, ser resiliente é aquilo que nos é pedido cada vez mais e em doses muito grandes! E quando comecei a pensar no que é que eu queria transmitir, pensei: vou começar precisamente pelo significado da palavra «resiliência» no dicionário, porque talvez nos ajude a orientarmo-nos para o que esta característica significa e qual a importância que pode ter nas nossas vidas“, escreveu.

A pessoa resiliente é aquela que, depois de sofrer um impacto ou deformação, tem a possibilidade de integrar essas vivências e experiências, sejam elas positivas ou menos positivas, e com isso evoluir. Portanto, ela não vai retomar a sua forma original. Vai, sim, ganhar uma outra forma, mais capaz, mais forte e também com mais competências“, continuou.

No mesmo texto, Fátima Lopes acrescentou, ainda “5 dicas para desenvolver a resiliência”. Ora confira:

1) Foque-se na solução e não no problema;

2) Procure distanciar-se em relação à situação que está a viver de forma a colocar-se no papel de observador e conseguir ver todas as variáveis que, eventualmente, lhe estejam a escapar;

3) Tire uns minutos por dia para respirar bem, para se ligar a si mesma/o, para ouvir o que diz o seu coração e a sua intuição. E, claro, seguir essa mesma intuição;

4) Não ceda ao medo. Pense que para tudo há uma solução. Como a minha mãe diz: «Só para a morte é que não há solução»;

5) Rodeie-se de pessoas que sejam positivas e que a/o ajudem a aumentar a capacidade de reagir proactivamente às situações. Afasta-se das pessoas tóxicas que não vão aumentar a sua resiliência, mas, sim, criar o padrão da vitimização“.

Leia aqui o texto completo: “Ser resiliente é…“.

Leia também: Morreu Luís Larama! Resultado da autópsia já foi revelado

Fatima Lopes
Instagram
Fátima Lopes
Instagram