fbpx
TVI

Fascínio pela Índia

A telenovela ‘Fascínios’ que estreia na TVI na próxima segunda-feira, dia 26, e que irá substituir a líder de audiências, ‘Ilha dos Amores’, tem como trunfos um grande elenco, belas imagens, uma grande banda sonora e diversos fascínios existentes na Índia e em Lisboa.

António Barreira, coordenador da equipa da Casa da Criação e autor da novela ‘Fascínios’, afirma: “Esta história é só alma. Aborda temas místicos e esotéricos, como o karma e a reencarnação.”
“Foi a TVI que fez a escolha final do nome da telenovela, que era para se chamar ‘Imperius’ ou ‘Imperium’, o que estava de acordo com o nome da loja do protagonista masculino, ‘Óscar’ (João Perry), dono do poderoso grupo Ventura”, explica António Barreira.

Para o autor, “o nome ‘Fascínios’ também é muito adequado, uma vez que a novela aborda o fascínio pelo dinheiro, pelo Oriente e pelo desconhecido”.
António Barreira sublinha: “Pus as personagens indianas a utilizarem alguns termos típicos em hindi, que não vão ser legendados. O mais comum é ‘namaste’, utilizado como saudação, em vez do nosso ‘bom dia’ ou ‘boa tarde’”. Aliás, o termo ‘namaste’ vai mais longe do que um simples cumprimento, uma vez que é entendido pelos indianos como uma forma de saudar o divino que há no outro.
Dois personagens fulcrais em ‘Fascínios’ são ‘Nalini Rajgar’ (Mariana Monteiro) e o seu pai ‘Raul’ (Rogério Samora), que é filho de ‘Óscar’ e ‘Kali’ , e adoptou o nome de ‘Yash Rajgar’. Pai e filha foram criados na Índia e a cultura daquele país influencia-os ao longo do tempo, mesmo quando regressam a Portugal. Curioso é que ‘Nalini’ vai encontrar no português ‘Salvador’ (Pedro Granger) um companheiro que percebe já se ter cruzado consigo em várias vidas, “embora nem sempre como namorados. As vidas passadas são o karma (Lei do Karma atribui a cada acção uma reacção) das suas vidas presentes”, frisa o autor.
“Creio que o Mundo está cada vez mais místico e esotérico. As pessoas questionam-se cada vez mais sobre temas como a reencarnação”, sublinha António Barreira.

AUTOR GOSTA DO GENÉRICO
A TVI escolheu para genérico de ‘Fascínios’ o tema ‘Encosta-te a Mim’, de Jorge Palma.
Para António Barreira, “parte da letra retrata a trajectória do protagonista, ‘Óscar Ventura’”: ‘Chegado da guerra/Fiz tudo p’ra sobreviver/Em nome da terra/No fundo, p’ra te merecer/Recebe-me bem/Não desencantes os meus passos/Faz de mim o teu herói/Não quero adormecer’. “É uma das canções da minha vida”, disse.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News