fbpx
TVI

Exclusivo aTV: TVI avança com mudança de grafismo

Mediacapitaltvinot Exclusivo Atv: Tvi Avança Com Mudança De Grafismo
Existe a possibilidade do formato de imagem 16:9 ser instituído na TVI
Existe A Possibilidade Do Formato De Imagem 16:9 Ser Instituído Na Tvi
Existe a possibilidade do formato de imagem 16:9 ser instituído na TVI

Com o atual grafismo alusivo aos 20 anos da segunda televisão privada portuguesa, A Televisão sabe que a TVI já prepara uma mudança gráfica global, incluindo a modificação do logótipo do quarto canal e a implementação do formato de imagem 16:9. As alterações começarão a ser visíveis entre setembro do presente ano e janeiro de 2014.

Uma fonte próxima da estação de Queluz de Baixo revelou ao nosso site que a mudança já está a ser preparada e aglomera uma modificação parcial do logótipo da estação. «Acerca das mudanças gráficas, a TVI vai proceder, gradualmente, até ao final deste ano, alterações gráficas. Já está a ser trabalhado o novo logótipo, e essa mudança está prevista para o final deste ano, princípio do outro. Até lá mantém-se o grafismo dos 20 anos», afirma a mesma pessoa, acrescentando que «A mudança gráfica vai englobar a mudança total dos separadores. O grafismo vai ficar muito mais clean».

Para além destas alterações, a direção da TVI administrada por Luís Cunha Velho pensa seriamente proceder à instituição do formato de imagem 16:9, por muitos aguardado há algum tempo, sendo que das generalistas apenas a RTP aderiu a esta evolução. «Esta mudança, ao que tudo indica, terá ainda a haver com a entrada do 16:9, mas isso já não posso confirmar totalmente. A acontecer, deve englobar tudo [entretenimento, informação e ficção]», disse em exclusivo ao A Televisão. «Quanto ao genéricos e ao slogan não tenho conhecimento», adianta a mesma fonte.

A partir de setembro, as mudanças serão notórias no ecrã da TVI. A acrescentar a estas alterações, também a ficção e o entretenimento deverão contar com novidades, com a estreia de uma nova telenovela – adaptação da argentina Hijos del Monte – e o possível regresso de um dos programas de grande entretenimento emitido nos últimos anos pelo quarto canal.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

38 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Parabéns à TVI pela mudança para o 16:9 (se for verdade e por ser pioneira em relação à SIC, apenas por isso)! Em relação ao grafismo, também concordo. Não gosto do atual grafismo. É engraçado, mas isso não basta. Já sobre o logótipo, não deveria de haver uma alteração. O logótipo é a marca e uma alteração há que ser muito bem tolerada. Pessoalmente não concordo. Mas é bom quem inova.

  • Sinceramente, não sei se fique contente ou triste. Se for verdade, a emissão em 16:9 e um grafismo “clean” (que anda a precisar), fico contente. Se for mais uma invenção ou usarem a desculpa do “16:9 SD não faz sentido”, fico triste. Andamos no único país em as televisões generalistas ainda estão no século passado. Mas enfim…estamos em Portugal!

    • A desculpa da falta de equipamentos (televisões) em casa não passa de… desculpas. Por que é que não mantêm o canal em 4:3 e outros (no cabo) em 16:9? Se estão preocupados com as pessoas que têm televisão em 4:3, também deviam pensar na maioria que tem uma em 16:9, até porque uma imagem em 16:9 não fica assim tão mal numa TV em 4:3.

      • Não tem a ver com isso, como é claro. Para ser em 16:9 todas as câmaras teriam de ser substituídas: As dos dos talkshows, as dos noticiários e todas as usadas pela Plural numa novela. Uma coisa é fazerem programas no cabo com essas câmaras, pois só precisam de 3 ou 4, outra coisa é substituírem TODAS as câmaras É um custo enorme, não pode ser feito todo de uma vez. A RTP pôde fazer isso porque a dívida do Estado já está tão grande, que mais uns milhões ninguém nota a diferença, mas uma privada não se pode dar ao luxo de ter uma dívida dessas num momento de contenção de custos como o atual, até porque esse investimento não faria aumentar os lucros.

        • Grande comentário! Gostei do que foi dito sobre a RTP, mas sobre as privadas… Não sei se as atuais câmaras já gravam em 16:9, mas certamente que ambas estações privadas já possuem esses equipamentos. O que acontece é que a imagem é captada em 16:9 e depois “cortam-na” para 4:3.

          • é muito bonito dizer isso, mas em 2009, fui ao preço certo e ja eles gravavam em hd e nas horas vagas fui para o pé deles e eles disseram que os 4 canais ja tinham camaras em hd, logo tem 16:9, e apenas era uma questao de mudar o formato da emissao. isto em 2009, mas se calhar tinham de se mexer e nao lhes apeteceu.

          • HD e o formato de imagem são duas coisas diferentes. Existem câmaras 4:3 em HD. Os canais em questão emitirão em 16:9 SD (não-alta definição)

          • Tens a certeza? A ideia que tenho é que as câmaras que gravam em HD têm a opção de mostrar no ecrã a área que é visível para quem usa a proporção do ecrã em 4:3. Mas desde a origem do HD que usam o 16:9 e só depois é que adaptam para 4:3.

  • Finalmente decidem alterar o grafismo, chiça. É simplesmente horrível o actual. E a mudança para o 16:9 (se for verdade), já não era sem tempo…

  • Se o departamento gráfico não soube tratar do logotipo da TVI ao longo destes anos, espero que entreguem o trabalho a uma empresa que saiba o que faz. Há 3 versões do mesmo símbolo, ainda que tais apenas apresentem ligeiras modificações, em antena: a dos micros, a que serve para comunicação interna e outdoors e a usada nos separadores e marca de ecrã.
    Sugiro que, para uniformizar a marca, joguem pelo seguro, vão ao Word, escrevam o I em Times New Roman ou Calibri porque assim não se enganam.

    • Concordo plenamente! Eu não estou contra a eles “modificarem ligeiramente o logotípo entre as mudanças de grafismo. Agora, o que eles fazem e ter vários logotípos diferentes no mesmo grafismo. Ainda no início do ano quando mudaram para o grafismo dos 20 anos, vemos uma versão do logotípo no separador, outra no DOG, outra na publicidade dos programas. Acho que isso é, para além de estúpido, falta de profissionalismo.

  • Espero que não haja grandes mudanças no logótipo já que o logótipo para mim está perfeito e é uma marca de reconhecimento à muitos anos por isso acho que se houver alterações devem ser pouquíssimas quase que não seja possível notar-se

          • Pois quando a Praça da Alegria começou a ser transmitida em 16:9 o Goucha reclamou logo em direto no Você na TV! a dizer que também queria o 16:9 que o 4:3 o deixava muito gordo.

          • Há aqui uma confusão qualquer… Se o Goucha pensar que 16:9 é o “esticar” do 4:3, sim… tem motivos para pensar que irá ficar gordo na televisão. Agora, se a emissão for de 16:9 real não tem motivos para se preocupar, dessa maneira vai aparecer corretamente em todos os televisores, quer sejam eles 4:3 ou 16:9.

          • Foi exatamente isso que ele quis dizer, Rafael. Ele disso que não gostava de televisões 16:9, porque o esticavam e ele parecia mais gordo. E disse que também queria que o Você na TV! fosse emitido como a Praça na Alegria em 16:9 para ele aparecer como é na realidade.

  • Mudança do logotipo?!?!

    Só se for para tirarem a parte preta de roda do “i”, o quadrado preto em volta… porque aquele logotipo é o melhor de sempre da TVI, de longe…

    • Também não concordo com a mudança do logotipo. Enquanto a TVI já vai acho que no 4º (e penso que agora está o ideal), a SIC mantém-se com o mesmo logotipo arcaico de há 20 anos. Eles é que devem mudar o deles.

    • A Globo no Brasil transmite em dois canais distintos em 4:3 e outro em 16:9. Por outras palavras, o canal SD é em 4:3 e o canal HD é em 16:9. Uma boa solução encontrada por esta emissora.

  • Não acredito que em pleno 2013 alguma empresa de grafismos trabalhe para fazer separadores em 4:3! Obviamente que de hoje em dia que as imagens, grafismos e mesmo os DOG’s são feitos/adaptados para o 16:9! Que seja bem vindo!

  • TEM A HAVER OU TEM A VER? QUEM ESCREVEU ISTO DEVIA ESTAR A PLANTAR BATATAS, ONDE A PALAVRA NÃO É FUNDAMENTAL PARA A ATIVIDADE, APESAR DE TER A CERTEZA QUE MUITOS AGRICULTORES NÃO COMETERIAM ESTE ERRO

  • DEVEM mudar tudo menos o logotipo! Não é dos mais bonitos é verdade mas é a imagem do canal e quanto mais se muda perde-se a identidade. Exemplo? RTP!!!

  • Então, a SIC estará a chorar no cantinho quando a TVI e a RTP estiverem em 16:9. SIC sempre com o mesmo logo, mas o grafismo sempre em 4:3… paciência.

ATV News

<>