fbpx

«Em Nome dos Espírito Santo» no próximo «Repórter TVI»

Pedro Vendeira
2 min leitura

Repórter Tvi

2014 foi o ano do naufrágio de um império familiar e da perda das poupanças de uma vida, para milhares de pessoas. O BES acabou arrancado à força das mãos dos Espírito Santo, num escândalo que soma irregularidades, uma dívida gigante, contas suspeitas e alegada fraude.

Uma mistura explosiva que levou ao fundo o maior grupo privado económico português e deixou Portugal em estado de choque, com o nome dos Espírito Santo caído em desgraça.

O Reporter TVI, desta semana, fala de luxo, poder, influência e queda do Grupo Espírito Santo, e do rasto de prejuízos que fica para a história do país…
Envoltos em lutas judiciais, nos confrontos com o Banco de Portugal, e em inúmeras batalhas e intrigas, os Espítito Santo vêem o seu império implodir.
Na esgrima das acusações, são muitos os que apontam o dedo ao chefe do clã, Ricardo Salgado. Cada vez mais isolado, Salgado recusa ser o único responsável, e ergue a espada contra outros e em especial contra o contabilista, Machado da Cruz, o qual, arrependido, diz que tudo foi ideia de …Salgado.

Pelo meio deste terramoto económico, há acusações ao Banco de Portugal e ao seu Governador, por se curvarem ao “DDT, Dono Disto Tudo”, e ao poder político, por ser demasiamente próximo ou até promíscuo.

E um factor constante, permanente: dinheiro. Muito dinheiro.

Em Nome dos Espírito Santo, é uma grande reportagem da jornalista Fernanda Teixeira, com imagem de Bernardo Magalhães, edição de Miguel Freitas e grafismo de Ricardo Rodrigues, para ver, em duas partes, segunda e terça-feira, dias 26 e 27 de janeiro, à noite, no Jornal das 8, da TVI.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com