fbpx
TVI

Diretor de Informação da TVI reage após polémica reportagem

Tvi Reportagem Polémica Porto Norte Covid 19 Diretor De Informação Da Tvi Reage Após Polémica Reportagem
Reprodução TVI / Facebook

O verniz estalou na noite desta segunda-feira, 13 de abril, depois da TVI invocar a falta de educação dos nortenho como motivo para a propagação do novo coronavírus. A contestação subiu de tom com Rui Moreira, presidente da CM Porto, a atacar o canal de Queluz de Baixo nas redes sociais. Agora, foi a vez de Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI, vir pedir desculpas. 

O diretor de informação recorreu ao seu Facebook para pedir desculpa pelo erro associado à peça e recordou que o canal tem, no Norte do país, grande parte dos seus recursos associados à informação e garantiu que o objetivo era explicar o motivo pelo qual é no Norte que se encontram grande parte dos casos positivos à COVID-19, pelo que a jornalista abordou especialistas e confrontou os responsáveis da Direção Geral de Saúde (DGS) com o facto.

“Isto não justifica, porém, a construção de uma frase infeliz no ecrã, nem a parte do texto que a suportava. Nomeadamente aquela que, entre as razões demográficas e sociológicas indagadas, sugeria níveis de educação abaixo da media nacional. Essa frase foi por muitos interpretada como uma ofensa às gentes do Norte – o que não era evidentemente o nosso propósito”, escreveu num longo texto assinado por si.

Sérgio Figueiredo acrescentou ainda que “no caso concreto da Informação, concentramos boa parte dos nossos recursos na redação do Porto e em duas delegações regionais que cobrem acontecimentos diários do litoral ao Interior”.

“Com a mesma humildade que a todos pedimos desculpas por um erro que somos os primeiros a lamentar, temos a convição que a TVI não deve a ninguém, em esforço, em tempo de antena, em grandes eventos desportivos e culturais que promovemos ou patrocinamos, a relevância que o Norte merece e justifica na mancha de cobertura informativa que diariamente, semana após semana, anos a fio, aqui lhe temos dedicado e que continuaremos a fazê-lo”, sublinhou ainda.

Para rematar a sua mensagem, Sérgio Figueiredo escreveu: “Da mesma forma que um erro grosseiro – que não foi previamente detetado nestas difíceis condições em que a pandemia também coloca ao trabalho dos jornalistas e de uma televisão – não caracteriza todo um Jornal e, menos ainda, uma estação televisiva que todos os dias acorda guiada pela sua mais nobre missão que é servir os portugueses. Sem exceções e sem discriminações de natureza alguma”.

Leia a mensagem na íntegra:

A Covid-19, a Região Norte e um pedido de desculpasO Jornal das 8 de ontem emitiu uma peça que pretendia explicar os…

Publicado por Sergio Figueiredo em Terça-feira, 14 de abril de 2020

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News