fbpx

«Destinos Cruzados» tem muitas semelhanças com antiga novela brasileira

A Televisão
5 min leitura

Destinos-CruzadosDestinos Cruzados estreou este ano na TVI e a trama assinada por António Barreira tem muitas semelhanças com a novela O Outro de Aguinaldo Silva, produção da TV Globo de 1987. As coincidências começam logo na personagem principal das duas histórias, em que ambas têm um sósia.

O autor brasileiro, Aguinaldo Silva, em 1987, confessava que se tinha inspirado no filme O Terceiro Homem de Carol Reed, para escrever O Outro. «Um dia estava revendo O Terceiro Homem, que eu adoro, cuja história fantástica começa quando um homem, que foi a Viena para o enterro do seu melhor amigo, vê alguns dias depois alguém exatamente igual àquele que tinha visto ser enterrado… E se esse cara da imobiliária começasse a encontrar alguém parecido com ele? E se um homem pobre, de repente, ocupasse o lugar de um homem rico, uma coisa meio para o Príncipe e o Mendigo? Assim nasceu O Outro.», disse Aguinaldo Silva nessa época. Por sua vez, António Barreira contou, recentemente, que teve a ideia para escrever Destinos Cruzados quando um amigo lhe disse que tinha estado à conversa com alguém parecido consigo fisicamente. «Quando nós temos uma boa ideia há que passá-la para o papel imediatamente, registá-la e mandá-la a quem de direito porque nunca se sabe quando é que entra em linha de produção», disse o autor português à imprensa, segundo avança a TV 7 Dias.

Mas as coincidências entre Destinos Cruzados e O Outro são muitas. Apesar de na novela brasileira as personagens principais serem dois homens e na produção portuguesa duas mulheres, o conceito é o mesmo: um dos sósias é rico e o outro tem uma vida mais modesta. No primeiro episódio d’ O Outro, Paulo (Francisco Cuoco) vive sem saber que tem um sósia, Denizard de Mattos (também interpretado por Francisco Cuoco). Os dois encontram-se, por acaso, na casa de banho de uma bomba de gasolina, pouco tempo antes do local explodir e se incendiar. Resgatado do local no lugar de Paulo, Denizard acaba por ser confundido com aquele e passa a ocupar, então, o lugar do empresário. Mesmo depois do segredo ser descoberto, a farsa é mantida por interesse dos adversários, que desejam tomar o poder do sósia. E Paulo, sabendo da troca de identidade, decide usar esse fator para retomar o seu lugar de direito. No caso de Destinos Cruzados, Laura (Alexandra Lencastre) rouba a família e foge, mas o seu carro fica sem gasolina e isso fá-la parar numa bomba de gasolina. Lá, encontra a sua sósia, Sílvia (também interpretada por Alexandra Lencastre), que trabalha no local. Entretanto, dá-se uma explosão e Sílvia é confundida com a milionária, sendo levada no seu lugar para o hospital. Ao saber que toda a família já sabe a verdade a seu respeito, e descobrindo que Sílvia perdeu a memória, Laura aproveita-se da troca entre as duas.

Mas as coincidências não ficam por aqui. N’ O Outro, um dos sósias é casado pela segunda vez com uma mulher, Laura (Natália do Valle), sendo esta odiada pela filha do marido que está prestes a casar-se com um vigarista, João (Miguel Falabella); em Destinos Cruzados, Jaime (Vírgílio Castelo), que é casado com Laura (o mesmo nome da personagem da novela brasileira) que tem uma má relação com a filha. Na produção da TV Globo, o outro sósia, Denizard, mora num bairro simples e é dono de um ferro-velho; na novela portuguesa, a sósia Sílvia mora também num bairro simples e a sua família é dona de uma oficina. Até a governanta da novela O Outro faz lembrar Isadora, personagem de Sofia Alves em Destinos Cruzados: Wilma (Arlete Salles) tem uma ligação muito profunda com Paulo. Um segredo pode ser o motivo da sua austeridade.

Siga-me:
Redactor.