fbpx

«Cruel Agosto» no «Repórter TVI»

A Televisão
1 min leitura

Repórter Tvi2013 foi mais um ano difícil para a floresta portuguesa e inesquecível para os bombeiros nacionais. Os números registados, até 15 de setembro, apontam para cerca de 17 mil incêndios e fogachos e uma área ardida superior a 121 mil hectares.

O maior incêndio aconteceu em julho, em Picões, no concelho de Alfândega da Fé, em Bragança: 15 mil hectares de uma só vez. O mais cruel, em agosto, no Caramulo: quatro jovens bombeiros mortos, num fogo criminoso.

Cruel Agosto é uma grande reportagem sobre a anatomia desse fogo criminoso. São três os inquéritos a decorrer, mas o mais provável é que as responsabilidades apuradas omitam o descalabro da nossa floresta, a peculiar organização que existe para combate aos fogos, a fiscalização e a penalização insuficientes e, sobretudo, a ausência de uma prevenção eficaz. Portugal é um país que prefere continuar a apostar no combate aos fogos e a chorar os mortos pelo fogo.

Cruel Agosto é uma grande reportagem do jornalista Rui Araújo, com imagem de Tiago Ferreira, montagem de Sofia Rebola e grafismo de Ricardo Rodrigues. Será emitida hoje, segunda-feira, no Jornal das 8 da TVI.

Siga-me:
Redactor.