fbpx
TVI

Conheça as personagens de «Jardins Proibidos»

Lurdes-Norberto-Emilia-Jardins-Proibidos-Atelevisao
EMÍLIA ÁVILA (Lurdes Norberto)

Pertence à classe alta brutalmente traumatizada pela revolução do 25 de abril, culpa regularmente o “incidente” (como ela o refere) por tudo o mal que acontece no pais. Gere um bom património, em trust founds e fundações, tem alguns terrenos e casas, desvalorizadas pela crise, por isso não se quer desfazer deles.

Mulher amargurada, que não aceita o rumo da história humana e nacional, conservadora ao extremo, antiquada, quer ser a matriarca mas não é capaz de ceder ao amor, logo, ninguém a procura por carinho mas sim por dinheiro. É infalível na sua gigante e fria armadura que a envolve, sofre com isso mas há muito que deixou de saber chorar. O ponto fraco é Clarinha, como já chegou a ser Teresa, antes de “trair” as suas ordens quando casou com Vasco.

Rita-Salema-Ju-Jardins-Proibidos-Atelevisao
JÚ ÁVILA (Rita Salema)

Jú é filha bastarda do marido de Emília. Tia de Teresa e Vasco, e sempre muito cúmplice de ambos, vendeu a sua parte da fábrica para investir nos seus negócios. Foi uma grande aliada de Vasco e Teresa contra Emília no romance destes.

É uma mulher bem conservada e diz, com graça, que isso tem a ver com o facto de não ter preocupações familiares. Classe média alta, é altamente bem sucedida em tudo o que faz, também porque não tem filhos consegue poupar imenso dinheiro e viver lindamente o dia a dia, viaja muito e anda sempre de um lado para o outro sem olhar a “travões”. Empresária numa agência de eventos, sócia de um restaurante da moda que gere, assumiu a responsabilidade da creche em Azeitão dos Ávila.

É a “tia louca”, muito rica a nível humano, é genuinamente boa, dá tudo o que tem e não tem, partilha, quer ver as pessoas felizes, adora liberdade, ama homens e não o esconde, sobretudo os mais novos e bem constituídos, é muito assumida sem nunca cair no ordinário, com um sentido de humor único. Uma mulher positiva, sofisticada e um pouco à frente para o seu tempo e país.

Luis-Alberto-Xavier-Jardins-Proibidos-Atelevisao
XAVIER (Luís Alberto)

O passado está marcado por ter sido ele o pai adotivo de Teresa, quando ela foi expulsa, ainda bebé, por Emília. É um homem extremamente fiel, devotado a quem ama, é como um pai para Teresa. Sente profundamente as coisas, é humilde, tem medo de Emília porque reconhece o poder real que ela tem sobre ele, se o despedir não tem para onde ir, mas não é um vendido, quando Emília passa das marcas ele mostra o seu desagrado. É um homem sofrido mas que ainda tem esperanças, acredita em Deus e reza regularmente. É o jardineiro dos Ávila para estar perto daqueles que mais ama.

Pedro-Gorgia-Chico-Jardins-Proibidos-Atelevisao

CHICO PASTOR (Pedro Górgia)

Homem de origem humilde, filho de um pai pastor e uma mãe dona-de-casa, tem uma irmã conhecida por Pastorinha que foi a primeira namorada séria do Vasco, é deste namoro que nasce a profunda e sincera amizade que ambos têm. Ficou viúvo há dois anos, perdeu a mulher Sara com um aneurisma cerebral, tem dois filhos a seu cargo, um de quatro anos e outro de seis. Fez apenas a escolaridade obrigatória, o 9º ano,  porque começou a trabalhar cedo para ajudar os pais; não sabe o que é um dia de folga. A mulher tinha uma loja de produtos biológicos em Évora e ele manteve o sonho dela vivo, fazendo tudo em sua honra.

Provém da classe campesina mas consegue subir por conta própria. Modernizou a quinta de produtos biológicos, que passou a estar muito na moda. É uma pessoa com fé no futuro, um sobrevivente à dor da perda. É um homem muito trabalhador. Dá muito valor às coisas simples, como o milagre da vida e faz tudo movido pelo amor, a amizade e os grandes valores humanos.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Jardins Proibidos 2014 não é um remake de Jardins Proibidos 2000 é uma sequela é a continuação da história e não a história contada toda outra vez nós não vamos ver o mesmo que vimos em 2000 com a adaptação para o ano em questão, pois a história não poderia ser totalmente igual porque a realidade mudou. mas nós vamos ver uma continuação depois de 14 anos como é que está a Teresa e o Vasco (protagonistas) vão aparecer novas personagens pk 14 anos trazem novas pessoas para as suas vidas mas também vão haver algumas que continuam 14 anos depois com algum género de relação. também poderão haver re-encontros 14 anos depois. compreendo que seja difícil de compreender porque é algo inovador em Portugal mas evitem gralhas e erros desnecessários. Tratem esta novela como uma sequela, desenvolvimento, continuação ou simplesmente por “Jardins Proibidos 2014”

ATV News

<>