fbpx
TVI

Conheça as personagens de «Jardins Proibidos»

Jardins Proibidos Conheça As Personagens De «Jardins Proibidos»
Foto: Facebook Diogo Amaral

A apresentação da nova novela da TVI está a decorrer neste momento e, com isso, muitos pormenores estão a ser revelados à imprensa.

Jardins Proibidos é a nova aposta do canal na ficção nacional cuja estreia está agendada para setembro, altura em que Belmonte se despede dos portugueses. A história dará continuação ao sucesso que foi Jardins Proibidos em 2000, contando inclusive com alguns atores que integraram o elenco do original.

Teresa Ávila (Vera Kolodzig)
Filha da mistura de duas classes sociais escolhe apostar na carreira hospitalar por motivos de princípios. É uma mulher sensível a causas humanas e sociais, uma “líder” natural, sensata e humilde. É muito boa em tudo a que se propõem, o que a torna exigente com quem ama. Vai despertar paixão, ciúme e inveja mas também admiração e respeito.

Vasco Ávila  (Pedro Granger)
Pertence à classe alta, trabalha como Diretor geral no negócio familiar, uma fábrica de queijos. Como vem de uma família extremamente manipuladora, que não olha a meios para chegar aos fins, tem dificuldade em gerir a sua vida pessoal e profissional com clareza pois muitas vezes confunde a firmeza com maldade. É um homem sonhador e romântico.

Clarinha Ávila (Leonor Cabrita)
Clarinha é fruto do enorme amor entre Vasco e Teresa, nasce da força que os uniu, foi alvo de crítica e stress ao longo da sua gestação pela opositora feroz, a bisavó Emília mas, depois de nascida, rapidamente a conquista. Vai passar pelo desespero da experiência da separação dos pais.

Emília Ávila (Lurdes Norberto)
Mulher amargurada, que não aceita o rumo da história humana e nacional, conservadora ao extremo, antiquada, quer ser a matriarca mas não é capaz de ceder ao amor, logo, ninguém a procura por carinho mas sim por dinheiro. O seu ponto fraco é Clarinha, como já chegou a ser Teresa.

Xavier (Luís Alberto)
É um homem extremamente fiel, devotado a quem ama, é como um pai para Teresa. Sente profundamente as coisas, é humilde, tem medo de Emília porque reconhece o poder real que ela tem sobre ele, se o despedir não tem para onde ir mas não é um vendido. É o jardineiro dos Ávila para estar perto daqueles que mais ama.

Ju Ávila (Rita Salema)
É uma mulher bem conservada e diz, com graça, que isso tem a ver com o facto de não ter preocupações familiares. Classe média alta, é muito bem-sucedida em tudo o que faz. É a “tia louca”, muito rica a nível humano, é genuinamente boa, dá tudo o que tem e não tem.

Chico Pastor (Pedro Górgia)
Provém da classe campesina mas consegue subir por conta própria. Tem uma quinta de produtos biológicos que modernizou e está muito na moda. É uma pessoa com fé no futuro, um sobrevivente à dor da perda. É um homem muito trabalhador. Dá muito valor às coisas simples, como o milagre da vida e faz tudo movido pelo amor, a amizade e os grandes valores humanos.

Sofia Rosa (Teresa Tavares)
Solteira, não tem sorte com os homens. Pertence à classe média e é professora de Português. É uma romântica desmedida, uma ingénua que só se apaixona por “vilões” e ainda assim nunca entende porque é que os relacionamentos não lhe correm bem, esconde a sua imensa insegurança atrás de um look muito provocante, desajustado e um pouco infantil.

Rita Guedes (Mafalda Matos)
É professora de liceu mas está atualmente desempregada porque não foi colocada e passará a dar algumas aulas de inglês na escola da Jú. É uma mulher muito simples mas com um potencial interessante. É muito sensível e suscetível a histórias e romances.

Eduardo Câmara (Diogo Amaral)
É médico-cirurgião de imenso sucesso com especialidade em transplantes. Homem discreto, romântico (a própria escolha da especialidade mostra isso), gosta de lidar com situações de fragilidade e de risco, é um homem corajoso, forte, sólido, ama o que faz, gosta de quem é, tem ideias fixas e bons princípios, é determinado e um autêntico cavalheiro.

Marta Gomes (Dina Félix da Costa)
É muito atraente, suscita muitas paixões devido ao seu corpo desportista. Médica obstetra de grande sucesso, acompanha as suas grávidas de forma muito pessoal mas saudável e sensível. Vibra com as gravidezes alheias. Romântica, materna, doce e um pouco nostálgica.

Helena Gomes (Maya Booth)
É prima de Marta. Uma mulher muito sexy e sofisticada. Trabalha como advogada mas é realmente infalível e muito boa no que faz por isso está em ascensão na carreira. Não tem humildade absolutamente nenhuma, rodeia-se sempre de pessoas mais fracas para poder ser a melhor.

Vanda Barroso (São José Correia)
Mulher que não aceita de onde vem, que só está feliz a criar conflitos, atritos e fofocas. Representa a maldade consciente e a falta de escrúpulos total. Fica com algumas posses após o divórcio e permanece na classe média baixa. Trabalha como enfermeira-chefe. É chantagista. Uma mulher de duas faces, em quem não se pode confiar e dorme com qualquer homem para conseguir o que quer.

Mónica Menezes (Filipa Maia)

É irmã mais nova de Rui Menezes, filha de funcionários públicos de Penacova, Coimbra. Criada debaixo de altos valores morais, cristãos e tradicionais, altamente bem influenciada pelo irmão Rui. Estuda Gestão em Lisboa mas sabe que tem de ajudar os pais auto sustentando os seus pequenos extras. É justiceira, romântica e sonhadora.

Alfonso Herédia (Vítor Silva Costa)
Aristocrata espanhol que está a terminar o Erasmus em Gestão de Património. Tem um namoro antigo com Pilar, filha de uma família amiga, da alta burguesia de banqueiros muito poderosos e com muito dinheiro. Estuda gestão com o objetivo único de conseguir salvar o património familiar sem recorrer a um casamento forçado.

Leonor Gama (Helena Isabel)
Estudou decoração mas não exerce e isso cria-lhe uma certa frustração emocional. É muito apaparicada socialmente o que a faz mostrar um lado geral muito feliz, é uma mulher extremamente simpática e gentil, muito consciente do que deve ser e fazer como mãe e mulher de um grande cirurgião, sente enorme responsabilidade por tudo, protege exageradamente os seus três filhos. Tem uma forte sensação de dever, executa as coisas com prazer, porque tem de ser.

Gonçalo Gama (Diogo Costa Reis)
Gonçalo é primo de Tomás, vive com este na casa do tio direito, Luís. Está a fazer o mestrado em gestão mas não tem intenções nenhumas de o acabar, muito menos em exercer. Jovem que vive a vida no limite, gosta do alto risco como poker on-line, apostas elevadas a nível pessoal, meter-se com as mulheres impossíveis, como casadas ou com namorado.

Mariana Gama (Diana Marquês Guerra)
Filha de Leonor e Luís é a menina do pai, nunca foi pressionada a conquistar grandes feitos. É uma rapariga fútil e mimada. Frequenta o segundo ano de Economia. Executa bem a parte curricular que lhe é sugerida mas fá-lo em parte por obrigação, sente que faz parte do que precisa para atingir o seu fim, casar bem, na verdade quer seguir as passadas da mãe, Leonor.

Tiago Gama (Bernardo Oliveira)
Filho de Leonor e Luís, o mais pequeno, o “caçula”. Tiago é o rebelde mas é também, sem dúvida, o mais chegado à mãe. Frequenta o liceu público porque insistiu muito para não estar num colégio privado, não se esforça absolutamente nada para ter boas notas, no entanto tem-nas. É um adolescente rebelde e faz frente ao pai, mas de forma bastante inteligente.

Tomás Gama (Fernando Pires)
É fisicamente atraente e confia plenamente na mãe e ainda é esta que lhe escolhe a roupa diariamente. Frequenta atualmente o último ano de medicina. É um rapaz inseguro por falta de aceitação familiar por ser quem é. Acha que as mulheres têm de se comportar como a mãe, serem perfeitas, sem levantarem problemas.

Rui Menezes (João Bonneville)
É o amor em pessoa e o seu objetivo é praticar o bem, ser útil e ajudar. Irmão de Mónica Menezes, pertence a uma família da classe média de Coimbra. Pensou em ser sacerdote mas escolheu a medicina, debate-se agora com o drama de escolher a especialidade.

Carolina Mendes (Anna Eremin)
É filha de pais milionários. Não é uma grande beleza mas como tem muito dinheiro está sempre muito produzida. Carolina estuda Gestão mas não é muito dedicada. É uma adolescente excessiva, vive em conflito aberto com o pai, a quem critica o estilo de vida, e tem uma grande paixão, mas provavelmente é impossível.

Aniceto Catarino (Vítor Norte)
Ligado à pesca, reformado antes de tempo por problemas de costas, hérnia, doença típica de puxar as redes, e isso frustra-o. É um homem simples, cómico, que vive da energia de brincar com as mulheres, um gabarolas que por vezes é mal interpretado. Acha-se um “Adónis” mas não é, não se enxerga.

Ludovina Catarino (Maria Emília Correia)
Pouco mais velha que Leonor mas nunca revela a sua idade, é uma mulher muito castiça. Trabalha como cozinheira na creche da Ju e para além de interessante, tem bons princípios. Usa muitas vezes o pano de limpar a loiça para dar umas boas sacudidelas no filho, no marido e nas mulheres que os rodeiam como moscas.

Carlos Pedro Catarino (José Carlos Pereira)
É o filho lindo da mãe Ludovina e só ela tem o poder de usar o nome completo quando se aborrece com ele. Vive muito em paz com o estilo de vida que tem, trabalha só com o mar e admira-o profundamente, pesca, faz passeios turísticos, trata de golfinhos e, por vezes, faz trabalho social com a Jú.

Gabi Catarino (Beatriz Frazão)
Foi abandonada pela mãe depois do parto mas pensa que esta morreu. É uma boa aluna mas as disciplinas favoritas são sem dúvida a ginástica e a expressão plástica. Adora ajudar o irmão com os turistas, a Ludovina na cozinha e a Jú na distribuição de alimentos aos pobres. Apaixonada pelo irmão Carlos, protege-o sempre.

Diogo Ramos (Rui Porto Nunes)
Formou-se em História com maravilhoso mérito, dá aulas na Universidade porque não tem paciência para alunos que estudam por obrigação, adora uma boa “cabeça” que tem interesse em aprender. Sente-se preenchido profissionalmente independentemente do que ganha. É muito desorganizado com as suas papeladas porque no fundo é um génio mal explorado.

Raquel Ramos (Rita Brütt)
Trabalha para a Lena. Formou-se em Direito e é naturalmente muito boa mas tem investido pouco na sua área. É uma mulher simples, um pouco utópica e impulsiva, quer viver tudo, sem exclusões, sente que nasceu para ser mãe. É amiga do seu amigo mas ainda assim leva sempre a sua avante.

Luís Gama (Rui Morisson)
Médico cirurgião cardiotorácico, o cirurgião de transplantes de coração mais conceituado a nível nacional e também com grande prestígio internacional. É também professor catedrático. É um perfeccionista. Pragmático por natureza; costuma dizer “que se o coração falha, tudo falha, se a família falha, tudo o resto se desmorona também.”

Aníbal Resende (Fernando Luís)
Provém de classe média baixa, é frustrado por isso, casa com uma mulher muito influente, irmã de um ministro, o que o ajuda a subir até chegar a diretor clínico do hospital mas isso não lhe chega. É um traidor sem valores mas muito inteligente. Um ganancioso sem escrúpulos, com inúmeros segredos e perversões sexuais escondidas que apenas a enfermeira Vanda conhece.

Célia Ramos (Patrícia Tavares)
É dona da papelaria e tem muito carisma junto dos jovens porque no fundo revive a adolescência que não teve através deles mas nunca se entrega totalmente. É misteriosa, alegre, humana, boa patroa. Porque carrega um segredo que só ela conhece, não se entregar a nenhum homem e chegam a pensar que ela é lésbica.

Miguel Correia (Marcantónio Del Carlo)
Miguel é um homem que pertence a uma família de bons princípios, educação e de algumas posses. Trabalha como Diretor geral na fábrica de queijo. Homem responsável, trabalhador, com muito sentido familiar e lutador.

Amélia Correia (Sandra Celas)
Diretora de marketing da fábrica de queijos, conseguiu o emprego por ser mulher de Miguel, nunca foi levada a sério a nível profissional ainda que seja muito boa no que faz. É uma mulher tradicional que se tenta vestir de forma moderna e arrojada para representar, com sucesso, a área de marketing da empresa onde trabalha. É uma lutadora.

Vera Correia (Leya da Fonseca)
Foi filha única até aos seis anos o que fez com que o “nascimento” adotivo da irmã Inês fosse um pouco traumático. Está na Faculdade de Economia, na turma da Mariana Gama, paralelamente trabalha em part-time na roulotte de hambúrgueres do Zeca e todo o dinheiro que ganha usa-o para pagar o curso e as despesas fixas que tem.

Inês Correia (Alba Baptista)
Foi adotada em bebé, a própria irmã mais velha, Vera, vagamente o recorda, descobre isto no meio da adolescência quando mudam de casa. Veste-se e comporta-se como uma rapariga mais velha. É uma adolescente rebelde e problemática. Tem uma ligação muito especial ao pai, ao invés da mãe.


Zeca dos Hambúrgueres (Francisco Côrte-Real)
Primo direito do Chico Pastor que ainda hoje o ajuda na horta onde produz alfaces e tomate que fazem com que os hambúrgueres e os molhos dele tenham uma qualidade soberba. É um diplomata humanitário nato e sabe ouvir melhor que ninguém. Existe uma dualidade muito grande dentro e fora de si.

Anunciação Antunes (Isabel Medina)
Trabalhou na fábrica dos Ávila, reformou-se antecipadamente por insuficiência renal, tem que fazer hemodiálise, passou a depender do filho e da pensão do marido falecido. Mulher altamente possessiva, sobretudo com o filho, para ela todas as noras ou amigas são rivais. É complexada por vir do campo e por isso torna-se consumista compulsiva de coisas de plástico.

Lurdes Antunes (Catarina Avelar)
Costureira, esteve ligada ao teatro amador e passou a fazer o guarda-roupa. Adora tecnologias, nomeadamente o Facebook. Porque é muito vivaça e enérgica, gosta de por música alta no rádio da sala e dança sozinha. Já não veste luto, adora os vestidos que ela própria faz. É uma mulher muito à frente do seu tempo.

24 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Adoro! O elenco é luxuoso e o que mais me agrada é que muitos desses nomes já estavam afastados à algum tempo do grande público e sabe sempre tão bem revê-los.

    • Só falta a Marta Melro e a Catarina Gouveia (na minha opinião). A Sara Barradas também mas deve fazer a próxima em Janeiro 🙂

      • A novela de Janeiro deverá ser a novela protagonizada por Alexandra Lencastre, Rita Pereira e Pedro Lima cuja estreia estava prevista para Setembro mas foi adiada. Pode ser que elas entrem nessa novela da Maria João que sucederá O Beijo do Escorpião.

    • Principalmente a Lurdes Norberto, afastada há vários anos, sem convites, quando é uma das melhores atrizes da velha guarda (ao nível de Eunice Muñoz ou Ruy de Carvalho), merecia mais.

  • Sem dúvida um elenco espantoso e luxuoso, eram sempre os mesmo, mas agora à tantos atores que gostaria de revê-los como Luís Alberto, Lurdes Norberto, São José Correia, Catarina Avelar, Rui Morisson, são 39 personagens cheias de história, pelo pôde ler. Só estou triste pela Maria Henrique não ter engrossado o elenco seria fantástico tê-la, outra vez como florista e até podiam coloca-la como irmã da Maria Emília Correia. Mas sem dúvida que vai ser uma grande novela.

  • Elenco de luxo!!! So me espantou ver 2 ou 3 nomes de actores que ainda a bem pouco tempo criticaram a TVI/PLURAL e agora voltaram a tvi!!! Atenco nao estou a criticar negativamente ate pk sao actores talentosos!!! Mas e bom voltar a ver sao jose correia patricia tavares a vera etc ansioso

  • As grandes surpresas (para mim) foram São José Correia, Rui Porto Nunes, Vítor Norte, Sandra Celas e Patricia Tavares. No geral os nomes agradaram-me e acho que tem um elenco cheio de regressos, de surpresas e especialmente com muito luxo. A TVI conseguiu surpreender…

  • Adooooro este elenco!! Loudes Norbarto, Vítor Norte, Maria Emília Correia, Luís Alberto, Maya Booth, Teresa Tavares, Dina Félix da Costa já não faziam novelas de forma regular na tvi a muitos anos! Depois o regresso do Granger, a Vera, da Rita Salema, e Helena Isabel à TVI!Também queria que a Maria Henrique entrasse! Quem é a Filipa Maia uma moranguita? Também fiquei surpreso por ver o Rui Porto Nunes na TVI! Gostava que a Sílvia Rizzo, Sara Barradas, Marta Melro, Miguel Guilherme, Luís Simões, Diogo Martins de os ver nestes Jardins Proibidos!

    • Concordo plenamente, principalmente na parte da Silvia Rizzo, da Sara, da Marta e do Miguel Guilherme 🙂 Espero que participem na próxima, mas acho que de todos (e infelizmente) a Marta é a que tem menos hipóteses de participar porque não tem feito nada de forma regular 🙁

  • Fiquei mt surpreendido com a personagem do francisco côrte-real e do josé carlos pereira, e ainda da patrícia tavares( excelente atriz). E depois esta novela tem alguns nomes desconhecidos do grande público, que podem igualmente serem grandes revelações.

  • Então e a Clara? E o Lourenço? E a bebé que eles tiveram? E o Artur e a Vanessa? Não me digam que vamos descobrir logo no princípio da novela que houve um trágico acidente que vitimou toda a família da Teresa, e que foi por isso que a Teresa e o Vasco chamaram Clara à filha? E é também a razão pela qual Sra. Dona Emília Ávila é uma mulher tão amargurada, o facto de ter perdido as suas duas filhas (não que eu tenha pena de a Malfada ter morrido), porque ela na outra novela não era assim. E é também completamente compreensível alguém tão conservador como a Senhora não estar de acordo com um casamento entre os seus dois queridos netos.
    E também não há Maria dos Anjos?
    Tenho muita pena que o Almeno Gonçalves, a Ana Nave e a Irene Cruz não estejam neste elenco, visto que as suas personagens eram das mais relevantes da história.

    Já agora, que treta é esta de dar à sequela o mesmo nome que tem o original? Pelo menos ponham Jardins Proibidos 2, porque se isto não é um remake não tem nada de ter o mesmo nome da novela original.
    Eu continuo desagradada com a novela, pode ser que mude de opinião quando esta começar.

    • Eu estou a gostar muito da novella,mas na minha opiniao tbm acho que deviam de dar explicacao porque os pais e a Irma da Teresa desapareceram … e claro a Maria dos anjos… mas pronto

ATV News