fbpx

Conheça a história de «Valor da Vida», a nova novela da TVI

Pedro Vendeira
5 min leitura

Valor da Vida é a próxima novela da TVI a estrear. Escrita por Maria João Costa, conta com um elenco de luxo, onde se destacam Dalila Carmo, Pedro Barroso, Joaquim Horta, Rúben Gomes, Vera Kolodizg, Romeu Costa, Ana Sofia, Thiago Rodrigues e Joana de Verona.

Fique a conhecer a história de Valor da Vida:

Carolina e Artur, que não se conhecem, despertam no mesmo dia de estados alterados de consciência que os deixaram alheados da vida durante muitos anos. Os dois sentem-se deslocados do mundo em que acordam. As pessoas à sua volta são as mesmas, mas tudo mudou. Eles é que não querem aceitar as evidências.

Carolina acorda depois de oito anos em coma. Ficou assim por causa de um acidente de carro que sofreu com o seu marido Vasco, depois deste ter adormecido ao volante. Já ninguém esperava que ela pudesse despertar, mas também ninguém teve a coragem de desligar as máquinas de suporte vital.

Para o seu marido, a vida teve de continuar. Ele ficou com os gémeos do casal a seu cargo e encontrou um importante apoio em Sara, irmã de Carolina, que se disponibilizou desde a primeira hora para ajudar. Foi muito difícil aceitar que Carolina iria acordar, mas também foi essa informação que fez com que todos tivessem percebido que tinha chegado a hora de seguir em frente.

É neste contexto que Vasco e Sara se apaixonam, o que é uma realidade difícil de enfrentar para os dois pois, de algum modo, se sentem a trair Carolina. O tempo ajuda-os a aceitar a relação e no dia em que a resolvem assumir junto dos amigos, Carolina desperta do coma.

Nesse mesmo dia, Artur é encontrado inanimado por Aisha numas ruínas, mas não sabe quem é, de onde veio, ou o que está ali a fazer. Não tem uma única memória, e acaba por ser através das suas impressões digitais que ficam a saber a sua identidade, e que conseguem contactar a família.

Acontece que há vinte anos todos pensam que ele está morto, o que faz com que a notícia do seu aparecimento seja encarada com surpresa, nomeadamente por Júlia, a sua mulher, que entretanto casou com Vitorino, melhor amigo de Artur no passado. A notícia chega durante a leitura do testamento do pai de Artur e logo muitos pensam que se trata de um impostor, por parecer tão oportuno ele reaparecer do nada no momento de dividir a herança.

Quando Artur volta para casa a surpresa é ainda maior para a família, que fica em choque quando o vê chegar: Artur não envelheceu nada! Está igual ao dia em que o viram pela última vez, há vinte anos. Como era possível ele ter estado desaparecido durante todo este tempo e não ter envelhecido um único dia?

Artur tenta resgatar o seu passado, sem sucesso. Até ao dia em que vê Isabel e o seu rosto é-lhe familiar. Mais do que uma impressão, Artur sabe que a conhece. Mas como é que Artur se podia lembrar dela, se esteve desaparecido durante vinte anos e Isabel tem apenas dezanove? A resposta está em Camilla, mãe de Isabel, uma mulher fria e implacável, dona de um poderoso império que camufla um negócio ilegal.

Na busca de respostas, Artur vai ser confrontado com as mulheres do seu passado, Camilla e Júlia, que vão querer recuperar o lugar que tinham na sua vida, ao mesmo tempo que é exposto às mulheres interessantes que a nova vida lhe dá: Aisha, a sua “princesa árabe”, a mulher que o resgata quando ele acorda, a primeira memória que ele guarda deste regresso à vida, e Carolina, com quem cria laços profundos graças às circunstâncias que partilham e que, tal como ele, procura recuperar o passado perdido, como se fosse possível fazer o tempo andar para trás.

O que Artur não sabe é que estas quatro mulheres têm acesso às informações que esclarecem os motivos do seu desaparecimento e porque foi dado como morto durante vinte anos.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com