fbpx

Conheça a história de «Destinos Cruzados»

A Televisão
9 min leitura

Destinos CruzadosCom estreia prevista, tal como A Televisão anunciou, para o dia 28 deste mês, já é conhecida a sinopse da próxima novela da TVI. Escrita por António Barreira, esta nova produção foi ontem apresentada aos portugueses, numa emissão em direto após o «Jornal das 8», tendo sido o produto mais visto do dia da televisão portuguesa.

Conheça agora a história de «Destinos Cruzados»:

Há quem diga que todos temos uma cópia no mundo. E se, de repente, o nosso destino se cruzasse com o dessa pessoa e, por uma circunstância trágica, fôssemos obrigados a «trocar de vidas»? Laura Veiga de Andrade e Sílvia Candeias Moreira são fisicamente iguais, mas não têm quaisquer laços familiares. Nem sabem da existência uma da outra. São duas sósias, que vivem em mundos completamente opostos, mas que a vida vai fazer com que se cruzem, mudando as rotas dos destinos de ambas.

Laura é a segunda mulher de Jaime Veiga de Andrade, o magnata da lingerie, dono da renomada e internacionalizada marca «Diamantes», vivendo rodeada de luxo e conforto. Do primeiro casamento, Jaime tem um filho, Lourenço, de quem se afastou após a morte da mulher, ocorrida em circunstâncias estranhas, deixando o rapaz entregue aos cuidados da cunhada, Isadora Belmonte, sua eterna apaixonada e que sempre ambicionou ocupar o lugar da irmã no coração e na vida de Jaime. Laura casou por interesse e, logo após o enlace, tratou de dar uma filha a Jaime, Beatriz, que se transformou na menina dos olhos do pai. Durante vinte e tal anos de casamento, Laura sempre colecionou amantes, dos quais se livrava sem dó nem piedade, até que se apaixonou por Eduardo, um oportunista ambicioso, que viria a conquistar também o coração da sua filha, Beatriz. No dia do casamento de Eduardo e Beatriz, Laura vê-se definitivamente rejeitada pelo futuro genro e, ferida no seu orgulho e no seu amor, é acometida de um rasgo de impulsividade e tenta matá-lo em alto-mar. Mas Eduardo sobrevive e Laura vê-se na iminência de ser presa. Decide fugir e rouba a família. Mas, durante a fuga, o seu carro fica sem combustível e vai abastecer na bomba onde trabalha Sílvia. Ao verem-se frente a frente, as duas sósias ficam em estado de choque, sem imaginarem que um gang está prestes a explodir com a Caixa Multibanco da área de serviço. Quando a explosão se dá, no meio do caos, Sílvia, por estar na posse da mala de Laura, é confundida com esta e levada para o hospital como se fosse a milionária. Ao perceber que a sua família já sabe de toda a verdade a seu respeito e descobrindo que Sílvia perdeu a memória, Laura promove a troca das duas, fazendo com que Sílvia arque com as consequências dos seus crimes, enquanto ela planeia um golpe maior, para poder fugir de vez do país. O que Laura não esperava é que não conseguisse escapar à família de Sílvia, sendo levada para o mundo desta. 

Com as vidas trocadas, Sílvia passa a morar no luxuoso mundo dos Veiga de Andrade, tendo que conviver com a hostilidade de toda a família, ainda que, aos poucos, os comece a conquistar. Já Laura vai parar a casa dos Moreira, em Oeiras, onde tem que conviver com Humberto, um marido violento mas que ela irá pôr na linha devido à sua personalidade forte; com Sónia, conhecida como a oferecida do bairro e cujo sonho é ser famosa a qualquer preço; e com Fernanda, a impulsiva e explosiva mecânica, que é também o pilar da família, além de ser a única que compreende e aceita as loucuras do avô, Inácio, um homem que parou no tempo devido a um trauma emocional, quando perdeu o grande amor da sua vida, Maria Helena, uma atriz de teatro em ascensão naquela época e que, atualmente, vive nas ruas.

Além das duas sósias a ligarem as duas famílias, um inesperado amor vai uni-las também. Fernanda, a filha de Sílvia, e Lourenço, o enteado de Laura, são adeptos de carros quitados, concentrações de tuning e, à margem da lei, envolvem-se em street racings (corridas ilegais, onde se aposta muito dinheiro). É numa dessas corridas que os dois se conhecem, quando se enfrentam e Lourenço perde para Fernanda. Não admitindo a perda, Lourenço insistirá com a mecânica e os dois envolvem-se em picardias constantes, que escondem uma enorme atração e um amor que vai nascer, e que despertará a ira da mimada e gélida Bárbara, a noiva de Lourenço, e do talhante Moisés, o talhante garanhão do bairro, mas que namora com Fernanda desde a infância.

Apesar de rica, a família de Bárbara tem origens humildes, mais precisamente naquele bairro de Oeiras. Foi lá que Raimundo e Etelvina (perdão, Teté) nasceram, casaram e ele começou a enriquecer à custa da cadeia de padarias, «Rebolinho de Massa». A partir do momento em que se viram com dinheiro, Teté exigiu a Raimundo que se mudassem para uma zona chique, com os três filhos do casal: a arrogante Bárbara, o playboy Ricardo e o sensato, apesar da tenra idade, Bernardo. Com eles, o casal levou Vavá, um antigo amigo gay, que Teté transformou em seu mordomo e criado para todo o serviço, nomeadamente quando se trata de espiar o patrão, que insiste em manter a padaria onde tudo começou naquele bairro, e onde é figura proeminente Emília Cabreira, uma solteirona convicta, cujo passatempo é destruir casamentos alheios, sempre interessada nos maridos das outras. Vários matrimónios já foram destruídos por essa mulher, entre eles, o de Luciano Mendes. Como se não bastasse ter-lhe destruído a relação, Emília ainda deixou Luciano com uma filha nos braços, Érica, fruto da relação extraconjugal que os dois tiveram e que Emília renegou à nascença. Anos mais tarde, Luciano refez a sua vida com Victória, mais conhecida por Vicky, a «Joia Rara» da «Diamantes», mas cuja carreira de modelo está a chegar ao fim, fazendo com que ela espalhe um rasto de destruição à sua volta, descarregando as frustrações nos que lhe estão mais próximos, nomeadamente na enteada, Érica.

Em busca das suas origens, Érica vai parar a casa de Emília, sem saber que se trata da sua mãe biológica e passa a conviver com os sobrinhos desta, o talhante Moisés e o bondoso Rufino, que ficará famoso em cuecas, ainda que contra a sua vontade. Mas se esta casa já é uma confusão, transformar-se-á num autêntico festival e campo de batalha quando por lá assenta arraiais a irmã de Emília, Guida de seu nome de batismo, Liliane Marise de seu nome artístico. Há anos, Liliane Marise foi a rainha da música popular portuguesa com o tema «Pancadinhas de Amor», mas afastou-se dos palcos por causa do seu ciumento marido. Com a morte deste, Liliane Marise volta às origens, com a sua filha adotiva, Luana, e determinada a voltar a ser a rainha dos palcos a qualquer preço, pois quem é rainha nunca perde a majestade.

Amor, ódio, troca de identidades, beleza, glamour, música popular, tuning, corridas ilegais, festas privadas, corrupção, gente determinada e batalhadora, pessoas desonestas e oportunistas, o luxo e o lixo da sociedade servem de pano de fundo à história de duas mulheres, cujas vidas jamais serão as mesmas depois de verem os seus Destinos Cruzados

Siga-me:
Redactor.