fbpx

“Conceição Queiroz é a jornalista mais galardoada da CNN Portugal e da TVI”

Conceição Queiroz é jornalista há 29 anos...

Duarte Costa
2 min leitura

Conceição Queiroz está a comemorar o 29.º aniversário de uma carreira ligada ao jornalismo. Nesse sentido, utilizou a rede social Instagram, esta quarta-feira, para partilhar um pouco do seu currículo.

Conceição Queiroz é jornalista desde 1994. Entrou com 19 valores para o Ensino Superior. Licenciada em Sociologia, (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), Mestre em História Moderna e Contemporânea, especializada em Relações Internacionais, (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), doutoranda em Estudos Portugueses com especialização em Literatura (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa)“, lê-se.

Tem o curso de documentários, fez formação incluída no FESTin. Também é professora do Ensino Superior, cineasta, (a sua primeira curta-metragem foi selecionada para o Festival Internacional de Cinema de Itália, em 2021), autora de quatro livros, escreveu a peça de teatro ‘Tu e Eu’, que esteve em cena no Teatro da Comuna em Lisboa“, acrescenta.

Esteve em reportagem em vários cantos do mundo. De Hong Kong ao Uganda. Em outubro de 2022, viu de perto a guerra da Somália e venceu o prémio Júlio César Andrino na categoria Jornalista do Ano. São 21 distinções ao longo desta jornada; é a jornalista mais galardoada da CNN Portugal e da TVI“, informa.

Foi condecorada em 2019 com a medalha dos Direitos Humanos, atribuída pela Liga Portuguesa dos Direitos Humanos. Em 2021, foi a única jornalista em Portugal nomeada para um programa no Departamento de Estado Americano em Washington, destinado a jornalistas de investigação: Edward R. Murrow Program For Journalists – Research and Investigation. Seguimos“, conclui.

Conceição Queiroz viveu momento de terror com armas apontadas à cabeça: “Não sabia se voltava…”

Relacionado: