fbpx

‘Começar do Zero’ é a grande aposta da TVI para 2019

André Vilar
2 min leitura

Começar do Zero. É este o desafio que a TVI propõe aos portugueses que queiram viver a maior experiência social televisiva do século. Conhecido anteriormente como O Contentor, este é o programa que a estação de Queluz tem já em pré-produção e que promete estrear ainda no primeiro trimestre deste ano.

Numa época de grande consumo, em que quase todas as pessoas têm muito mais coisas materiais do que aquelas que realmente precisam, o que aconteceria se todas essas coisas desaparecessem num instante? Imagine o que será perder o seu telemóvel, a sua roupa e a sua cama. O que faria e o que mudaria se já não tivesse as suas coisas? Se pudesse não ser definido por aquilo que possuí?

Este é um documentário observacional, um experimento social instigante que desafia as pessoas comuns a desprendem-se de tudo o que possuem e a descobrir o que realmente precisam para serem felizes. Ao longo de um mês, os participantes viverão de acordo com três regras: todas as suas coisas serão levadas e armazenadas; Todos os dias poderão recuperar uma coisa; Não podem comprar ou emprestar nada, exceto produtos básicos como comida e bebida, e devem continuar com as suas vidas diárias. O que normalmente era dado como certo agora faz parte de um moderno teste de sobrevivência urbana. No final, os participantes percebem o que realmente precisam quando são despojados de tudo e o que é efetivamente mais importante nas suas vidas.

Este formato tem feito bastante sucesso por toda a Europa e promete dar que falar em Portugal. As inscrições já se encontram abertas há algumas semanas, e a fase de castings deve arrancar muito em breve. Começar do Zero será, em principio, aposta para o prime-time de sábado tendo o formato previsto um total de 8 episódios com duração de 90 minutos cada.

Relacionado: