TVI

Clima de tensão! Guerra interna na redação da TVI

Reprodução

O clima na redação da TVI está de cortar à faca. O programa de Ana Leal está suspenso por tempo indeterminado, depois de prometida uma reportagem sobre a Covid-19. A guerra entre a Direção de Informação e a equipa dirigida pela jornalista tem dado que falar. 

O canal de Queluz suspendeu o programa de Ana Leal e Alexandra Borges. Porém, estava programado para o dia de 25 de março uma reportagem que, segundo Ana Leal, iria “revelar falhas graves na resposta do Serviço Nacional de Saúde” à pandemia, mas não foi transmitida.

No dia seguinte, a jornalista explicou nas redes sociais que não foi da sua responsabilidade a reportagem não ter sido emitida.  A TV7 Dias revela uma troca de mensagens entre o diretor de informação da TVI com Ana Leal, onde numa delas Sérgio Figueiredo realça que não ignoram falhas, mas estar “sobretudo preocupado em denunciar o que não funciona, assusta as pessoas e afasta-as de antena…”.

Sobre o facto de Ana Leal ter apresentado uma queixa contra o diretor de Informação da TVI nos Recursos Humanos, Sérgio Figueiredo, recusou falar à revista. A publicação fala ainda dos gritos que se ouviram de Sérgio Figueiredo no dia 14 de maio. Algo que ele nega. Já o Editor do noticiário desse dia, João Morais, afirma que o “muito que pode ter havido é uma conversa um bocado mais emotiva”.

Vinte e dois editores e chefes fizeram um abaixo-assinado, enviado por e-mail para a redação, e com conhecimento de Sérgio Figueiredo, a afirmar que “nunca os editores da TVI se sentiram limitados ou censurados pela Direção de Informação, nem tolerariam a prática de qualquer tipo de censura na redação”.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News