fbpx

Cláudio Ramos rendido a história de convidado transgénero: “Hoje conhecemos a história de um herói…”

Cláudio Ramos ficou particularmente sensibilizado com o testemunho de Gabriel...

Carolina Pereira
3 min leitura
Instagram

Na manhã desta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz receberam ‘Dois às 10’ o jovem Gabriel, um rapaz transgénero que nasceu no corpo de uma mulher e que se encontra em processo de transição.

Cláudio Ramos ficou comovido com a história de Gabriel e fez um sentido desabafo sobre o tema, nas redes sociais.

Transgénero. Para muitos ainda é uma palavra estranha no seu profundo desconhecimento. É ainda uma palavra recheada de preconceito por muitos dos lados. Não é fácil uma criança chegar ao pé da mãe e dizer-lhe: ‘mãe, estou a sufocar. Não quero viver neste corpo. Eu sou um menino e tenho o corpo de menina!’. Não me venham com histórias porque não é fácil e menos ainda em lugares fora dos chamados grandes centros de privilégio”, começou por escrever.

Cláudio Ramos elogiou o companheirismo da família do convidado, tendo vários familiares estado presentes na emissão para apoiar e falar sobre Gabriel e como todos lidaram com esta drástica mudança.

O pai, o avô, a mãe, a irmã, os sobrinhos, o tio… todos juntos pela felicidade do Gabriel que nasceu Lara e cedo percebeu que não era feliz. ‘Sabia o que queria desde muito pequenino!’. Sentiu medo, solidão, desespero, ansiedade, revolta, nojo. Pensou no pior… até que falou com a mãe. Que falou com a família toda. Hoje conhecemos a história de um herói, porque é preciso ser-se gigante para fazer o que hoje fizeram o Gabriel e a sua familia”, afirmou.

“Juntos, exerceram o verdadeiro serviço público, que mais não é que mostrar a naturalidade de uma família feliz que tem este pedaço de história dentro com todas as dificuldades inerentes. E são muitas!“, continuou.

Cláudio Ramos confessou que gostaria que, com este testemunho, o tema se estendesse pelas casas dos portugueses e, quem sabe, ganhe “a elevação necessária” para que seja entendido e discutido.

Por fim, o apresentador da TVI apelou aos seguidores que assistam à entrevista: “É impossível não entender que acima de tudo está o amor. O que ali se viveu foi uma bonita e emocionante bolha de amor”.

Obrigado à Filipa Mateus que depois de uma (muito) acesa discussão comigo sobre vários pontos de vista neste assunto, pesquisou desenfreadamente o tema com o objectivo de lhe dar visibilidade e naturalidade, obrigado à Paula, mãe do Gabriel e a toda a família porque esta ‘exposição’ terá obviamente um preço nas suas vidas e obrigado ao Gabriel. Não há dinheiro que pague nem campanha de sensibilização que faça o que vocês fizeram hoje. Eu sei! Muito obrigado mesmo”, concluiu Cláudio Ramos.

Relacionado: