fbpx

Cláudia sofre de progeria. Luís Borges sai em sua defesa: “Não é nenhuma coitadinha”

Íris Neto
5 min leitura
Claudia-Luis-Borges

Cláudia Amaral, uma jovem de 21 anos, que sofre de progeria, uma doença rara, em que o filho se torna mais velho que os próprios pais ou avós, foi uma das convidadas especiais do programa “A Tarde é Sua” desta quinta-feira, 27 de agosto.

“É uma doença que envelhece sete vezes mais a idade que eu tenho”, começou por explicar a jovem a Mónica Jardim.

O tempo médio de vida de alguém com esta doença é de 15 anos e por já ter ultrapassado em alguns anos esta meta, Cláudia tem sido alvo de estudos médicos a nível mundial.

O meu lema de vida é viver a vida sem qualquer tipo de limites e sem que a progenia me dê limites. A minha vida continua a ser ativa. Tenho muitos amigos e quase não passo tempo em casa”, confessou.

A jovem realça que é uma pessoa muito ativa. “Tenho sempre planos para sair com os amigos… Na altura da quarentena instalei o Tik tok. Achei piada. Gosto de desafios. Sempre que vejo algo novo tento fazer. Faço uma, duas, três, quatro, cinco tentativas, mas acabo sempre por conseguir fazer”, complementou.

Cláudia confessou ainda que já conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos. “Desde o início que tinha um sonho que era trazer as crianças com progeria a Portugal e esse sonho foi realizado em 2018. Correu super bem. Foi uma experiência única. Na altura em que estava a decorrer o evento ainda não estava a acreditar”.

A jovem confessa que adora viajar. “O que adorava estar a fazer neste momento era viajar. Conhecer os países que ainda não conheci, por exemplo. É o principal, o que eu gosto de fazer: viajar e conhecer outras culturas”.

Cláudia confessa que está a passar por uma fase complicada. “Tive várias etapas que já passei. A progeria tem várias etapas. Já tive as melhores. Neste momento estou um pouco mais avançada, mas não é por isso que vou ficar em casa fechada ou que vou ficar a pensar ou a matutar no assunto. Continuo a minha vida e o que tiver de ser será”.

O Instagram de “A Tarde é Sua” partilhou a história de Cláudia, que está a comover os internautas.

“Tens muita força de vontade. É assim mesmo, linda”, “Força, Cláudia. Já é a terceira vez que te vejo na televisão e sempre com o teu sorriso e vontade de vencer essa doença. Que deus te abençoe” ou “É uma guerreira. Vi a entrevista e foi excelente” foram alguns dos comentários.

Um comentário em particular de uma internauta está a revoltar os seguidores do programa.

“Coitadinha. Fica bem, Cláudia”, escreveu uma fã do programa. Rapidamente várias pessoas saíram em defesa de Cláudia, incluindo Luís Borges.

“Não é nenhuma coitadinha! Tem mais força de vontade que muitas pessoas”, disse o modelo.

“Coitadinha é uma palavra que não deve existir no vosso vocabulário. Muita força de vontade, de viver e nós sempre a reclamar por tudo e por nada. Força Cláudia, um exemplo de mulher” ou “Coitadinha? Pessoas, ela é linda. Uma força invejável”, escreveram outros seguidores.

Veja aqui:

https://www.instagram.com/p/CEZkiGBn3Qp/

O que é a progeria?

A progeria é uma doença genética bastante rara que acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes relativamente à taxa normal. Uma criança de 10 anos parece-se fisicamente com uma pessoa de 70.

A palavra progeria deriva do grego e significa “prematuramente velho”.

A esperança média de vida de pessoas com a doença ronda os 14 anos no caso de raparigas e os 16 no caso de rapazes. No total, existem somente cerca de 100 casos no mundo.

As vítimas desta doença nascem normais, mas com cerca de 18 meses, começam a desenvolver sintomas de envelhecimento precoce.

As principais caraterísticas da doença assentam na queda de cabelo, perda de gordura subcutânea, artrose estatura baixa e magra, clavícula anormal, pele fina e enrugada, puberdade tardia e sobrancelhas ausentes, entre outras.

aqui o vídeo de apresentação de Cláudia.