TVI

Cão de Maria João Costa atacado violentamente durante passeio em Lisboa

Instagram

A autora de vários conteúdos da TVI passeava esta terça-feira, em Lisboa, com os cães quando um deles foi atacado violentamente por um outro que se encontrava a passear no mesmo parque.

A dona do agressor não foi capaz de segurar o animal que transportava e este quase que matou o pequeno Limão, nome do cão de Maria João Costa. Em choque, a argumentista cobriu-o com o casaco, de modo a protegê-lo de novas investidas, e procurou um transporte que a levasse rapidamente para um hospital veterinário.

Dada a desresponsabilização da dona do outro animal, que segundo Maria João Costa não se preocupou com o estado de saúde do animal, esta fez uma denúncia através da rede social Instagram. Pretende apresentar queixa contra a desconhecida e para isso pediu a todos os seguidores ajuda para que esta possa ser identificada.

“Ajudem-me a identificar os donos destes cães que moram junto à Rua da Junqueira [Lisboa], mais para o lado do Museu dos Coches. Têm os dois cães como referência. O Dog Alemão e um Jack Russel. O grande é branco e preto. Esta senhora não só achou que o cão dela não fez nada de mais, como se recusou a prestar-me auxílio”, lamentou (ler publicação completa mais abaixo).

Entretanto, Maria João Costa voltou a recorrer à mesma rede social para informar que Limão já foi operado com sucesso. Sofreu graves danos musculares, “mas não atingiram nenhuma artéria importante”. “Não se sabe se nervos foram atingidos, é cedo para avaliar (…) Corre o risco de sofrer uma peritonite (…) O cirurgião diz que agora vai ter de ser um dia de cada vez”, informou ainda esta terça-feira.

Já esta quarta-feira, uma nova atualização, para dar conta de que Limão já se consegue levantar e que já teve alta hospitalar. Segue-se a recuperação. Quanto à infratora, Maria João Costa afirmou também que já recolheu alguns dados que a poderão levar até ela, de modo a que possa ser feita justiça.

View this post on Instagram

PARTILHEM PF: Alerta Belem: este é o Limão, o meu cão adotado já velhinho no passeio desta manhã. Feliz da vida. Na foto seguinte podem ver o estado em que ficou o meu casaco depois dele ter sido brutalmente atacado por um cão de raça grande: um Dogue Alemão. Os dois cães estavam presos: tanto o que atacou como o meu Limão. Julgava-nos sozinhos no jardim. Afinal não: estava escuro e atrás de uma moita estava uma senhora com uns cinquenta anos com este gigante mais um jack russel pela mão. Ao ver os meus cães o gigante quis brincar?/atacar e logo percebi que a senhora que o levava não tinha força para o segurar. Num passe de mágica ele agarrou o Limão, levantando-o na boca e apertando-o ante o meu olhar de impotência. Ao perceber que nada podia fazer por ele, quis garantir que as minhas duas cadelas ficavam em segurança. Quando percebi o gigante tinha soltado o Limão que ainda cambaleava atordoado. Só tive tempo de dizer à senhora como é que não tinha um açaime num cão daqueles e ela reclamou, dizendo que o cão estava preso. O Limão também estava preso. Mas hoje foi um mau dia para ele. Automaticamente vi a sua camisola cobrir-se de sangue. E nem pensei duas vezes: esqueci a mulher, peguei nele e logo o meu casaco se cobriu de sangue também. Em choque, meti os meus cães todos no uber e corri para o hospital veterinário do Restelo. No caminho vi o intestino do Limão sair do seu pequeno e debilitado corpo, enquanto agonizava com dores. Está a começar agora a cirurgia que o vai tentar salvar. Vamos torcer por ele, mas vamos sobretudo tentar que isto não aconteça a outros cães. Cães perigosos ou de grande porte não podem andar na rua sem açaime. Ajudem-me a identificar os donos destes cães que moram junto à Rua da Junqueira, mais para o lado do museu dos coches. Têm os dois cães como referência. O Dog Alemão e um jack russel. O grande é branco e preto. Esta senhora não só achou que o cão dela não fez nada de mais, como se recusou a prestar-me auxílio, como nem sequer quis o meu contato para ao menos saber se o meu cão sobrevivia. Para apresentar queixa na polícia preciso de saber onde vivem estes animais. Vamos rezar pelo Limão 😢

A post shared by Maria João Costa (@mjcarioca) on

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News