fbpx

Bernardo Sousa ‘abre o coração’. A morte do avô, pressão para ser pai e um dos momentos mais difíceis

Bernardo Sousa abriu o coração numa emotiva entrevista com Maria Cerqueira Gomes, onde aborda a vida pessoal e profissional.

Pedro Vendeira
7 min leitura

Bernardo Sousa esteve à conversa com Maria Cerqueira Gomes para o programa ‘Conta-me’, da TVI. O piloto fez uma retrospetiva da vida pessoal e profissional e abriu o coração em alguns dos momentos da entrevista.

A dada altura, recordou quando foi apanhado num teste de antidoping, em 2019. “Não sei se foi sorte ou muita sorte. Fez-me crescer bastante. Houve a parte pública, de meterem a minha família ao barulho e outras pessoas das minhas relações pessoais“, começou por lembrar.

O piloto madeirense ficou dois anos suspenso das competições oficiais e a decisão foi comunicada, publicamente, pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. “Não estava à espera que a Federação emitisse o comunicado, especificando a substância. Essa parte foi um bocadinho chata. Tanto que, hoje em dia, isso já não acontece, num caso de doping“, confessou Bernardo Sousa.

O vencedor do ‘Big Brother Famosos 2’ recordou ainda as reações das pessoas na rua: “Publicamente, as pessoas olhavam e diziam-me: ‘Olha o drogado.’ Já a minha família apoiou-me. Tive um momento mau, mas o meu relacionamento com as pessoas manteve-se. Nunca passei por cima de ninguém, nunca fiz mal a ninguém. E as pessoas apontavam-me o dedo por uma coisa que não tinha nada a ver com elas”.

Três anos depois, a vida de Bernardo Sousa viria a mudar radicalmente com a entrada no ‘Big Brother Famosos 2’, do qual se sagrou vencedor, dois meses depois de entrar na casa mais vigiada do país.

Bernardo Sousa quase desistiu do Big Brother

Na conversa com Maria Cerqueira Gomes revelou que esteve para desistir, três vezes, de participar no reality show da TVI. “Acho que posso dizer isto. Nós temos de fazer uma semana de adaptação ao isolamento. Ficamos fechados, durante uma semana, antes de entrarmos no programa”, contou.

Então, o programa começa no domingo e ligo para casa, na sexta-feira, a dizer que preciso de roupa para mais uma semana – achava que não ficava mais do que isso“, recordou.

Bernardo Sousa revelou ainda como foi a viagem à casa do ‘Big Brother’. “Desde o sítio de onde estava até à Malveira, havia três saídas na autoestrada que iam para minha casa. No banco da frente, há uma espécie de sombras, que nos acompanhavam durante essa semana, para haver a certeza de que não fazíamos nada de mal. Então, na primeira saída, agarro-me ao banco, chego-me à frente. E eles: ‘Precisa de alguma coisa, Bernardo?’. Espremi-me no banco e acabei por não dizer nada. Na segunda saída, estive quase, quase para dizer: ‘Saiam já aqui!’ Depois, vi a placa a passar… Já na terceira, pensei: ‘Olha, que se…’ E fui. Só fui“, confessou.

A morte do avô

Bernardo Sousa falou ainda sobre a dor de perder o avô. “Foi uma figura muito presente na minha vida“, afirmou, recordando o ano em que a saúde do familiar viria a piorar. “No ano em que eu soube que ele estava doente… emocionalmente foi duro“, acrescentou o ex-concorrente do ‘Big Brother’.

Contudo, tem sempre o avô presente, principalmente quando está em competição: “Ele partiu, mas ficou sempre essa figura presente“.

Em seguida, Bernardo Sousa falou sobre a relação com o pai. “Com sete ou oito anos não há muita ligação ao pai (…) Há pessoas mais dadas e efusivas, mas eu e o meu pai… quase que fazemos o jogo do gato e do rato para ver quem é que aguenta mais tempo sem ligar“, admitiu, dando conta que atualmente a ligação está melhor com o progenitor.

“Não tenho medo de morrer”

Mais à frente na conversa com Maria Cerqueira Gomes, o piloto abordou os “perigos” das corridas em que participa.

“Sempre tive muito bem vincado que, cada vez que eu meto o capacete, pode ser a última vez. Ponto. Isso para mim é uma coisa super tranquila. Não tenho medo de morrer, tenho medo é de não viver“, atirou.

A relação com Bruna Gomes

Bernardo Sousa falou ainda da pressão “gigante” para ser pai e revelou um presente hilariante que recebeu um dia antes desta entrevista com Maria Cerqueira Gomes.

Fui a um evento da Bruna. Era o momento dela, mas, mesmo assim, as pessoas quiseram vir ter comigo. Recebemos uns presentes de umas senhoras do norte, sobretudo de uma senhora de Fafe, que está sempre presente“, disse.

Quando chegaram abriram os presentes e Bernardo Sousa revela a oferta insólita. “A Bruna mostrou-me o presente. E eu perguntei: ‘É uma bata de médico?’ Mas não. Era um mini robe para bebé! Já tenho, também, uma série de ténis em miniatura. É uma pressão gigante“.

“Na verdade, nós é que começámos com essa brincadeira lá na casa, mas é preciso ter calma, ter estrutura. Temos de ter mínimos olímpicos para sermos pais. Aliás, na minha opinião, ninguém está preparado para ser pai ou para ser mãe. Aprendemos, adaptamo-nos”, desabafou.

E garantiu: “Há uma pressão grande, mas ninguém quer mais do que nós“.

Já sobre a namorada, Bruna Gomes, confessou: “O Bernardo é o mesmo, a essência é a mesma. Ela poliu foi os demónios do Bernardo. Ela puxa o melhor de mim”.

Já as coisas menos boas, ela fez-me ver que não eram boas, que não faziam sentido. Estou a limpar esses demónios e coisas menos boas. No fundo, a Bruna Gomes puxou e puxa o melhor de mim. Nós somos os melhores amigos, temos as nossas guerras de visões mas, se nós um dia terminarmos, vamos continuar a ser os melhores amigos. Somos muito companheiros“, garantiu.

Leia também: Bernardo Sousa desabafa sobre a forma como foi olhado com “desprezo e nojo”

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com