fbpx

Ator português que participou na série ‘A Guerra dos Tronos’ conta tudo sobre a experiência

Ângela Coelho
4 min leitura

Chama-se Vasco Temudo, não é conhecido do grande público português, mas já conseguiu colocar no currículo um feito único: participar como figurante na famosa série da HBO A Guerra dos Tronos. Na manhã desta segunda-feira, dia 29 de abril, o jovem ator português foi um dos convidados de Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes no programa Você na TV, da TVI, para contar como chegou a figurante da série do momento no mundo inteiro.

O sonho de fazer cinema e a curiosidade em ver como tudo funciona no mundo da ficção levou-o a enviar um email em resposta a um anúncio que procurava figurantes para A Guerra dos Tronos.

Depois de uma espera de três anos, em abril do ano passado, recebeu uma chamada inesperada. Do outro lado estava uma senhora, da produção da série, que lhe pedia que estivesse no dia seguinte às 5h da manhã na Irlanda do Norte.

“Eu não acreditei”, confessa Vasco, que quando recebeu o telefonema estava a trabalhar numa loja de roupa no Chiado, em Lisboa.

Sem voos diretos de Lisboa para a Irlanda do Norte, o aeroporto de Faro era a única possibilidade. “Tive uma hora para sair do trabalho, ir a casa, fazer uma mala a correr e ir para Sete Rios apanhar um autocarro para Faro”, conta.

Já no avião, percebeu que não tinha trocado dinheiro e que, por chegar de madrugada, já não conseguiria fazê-lo. A sorte voltou a estar do seu lado, um simpático casal que viajava ao seu lado quis saber mais sobre a sua história e ofereceu-se para lhe dar dinheiro e boleia até ao hostel onde ficaria hospedado.

Dormiu duas horas e seguiu para o estúdio. Na chegada, foi a dimensão de tudo o que o esperava o que mais o impressionou.

Confrontado com as medidas de segurança que envolvem secretismo máximo em relação a tudo o que envolve as gravações da série, o jovem português teve de assinar acordos de confidencialidade e viu um autocolante ser colocado nas câmaras do seu telemóvel. Vasco ainda pensou em tirar o dito autocolante e registar um pouco que fosse do que estava a viver, mas optou por não o fazer. E ainda bem, pois caso tivesse retirado o autocolante este mudaria de cor e o ator teria sido apanhado à saída do estúdio.

Seguiram-se várias horas de gravações onde fez parte do exército dos Imaculados, leais a Daenerys Targeryan, e que lutaram na grande Batalha de Winterfell, que foi exibida na madrugada deste domingo.

Rapou o cabelo, vestiu roupas com grande peso e carregou lanças, tudo para dar veracidade às cenas de maior tensão.

Vasco conta ainda que os figurantes não sabem exatamente aquilo que estão a gravar. É-lhes dito que emoções devem transmitir, mas para manter a confidencialidade máxima a cena é mantida em segredo.