TVI

Ânimos exaltados! Leonor Poeiras envolve-se em discussão acesa com psicóloga

Reprodução TVI

«São formatos internacionais que percorrem o mundo inteiro sem grandes controvérsisas, no entanto, no plano local há grupos feministas que se têm pronunciado contra esses programas», foi com estas palavras que Moniz abriu o debate em Deus e o Diabo, debate que traz a público o «preconceito», defende o moderador.

Rute Agulhas, autora do polémico artigo que critica estes programas e que compara as concorrentes dos mesmos a «vacas» defende-se: recorreu «à ironia e sarcasmo extremados» para defender a sua visão. «Houve duas imagens que me surgiram ao ver aqueles programas: uma feira de gado e uma feira de escravos, onde há mercadoria humana que é analisada, escrutinada», disse a psicóloga.

Bruno Santos, por seu turno, optou por defender a opção do canal da Media Capital e destaca a audácia da estação. «Sem nenhuma sombra de dúvida, a TVI é o canal menos preconceituoso que existe no cenário audiovisual português», refere o diretor de programas, que garante «este programa respeita os princípios de liberdade de cada pessoa. Não há ninguém com a sua liberdade atentada». «O direito à idignação é universal», disse em relação à crónica de Rute Agulhas, aproveitando ainda para elogiar o trabalho de escrita da psicóloga: «Quero te dar, primeiro,  os parabéns porque eu gostei muito da sua crónica, digo isso sinceramente – eu ri muito, me diverti. Para a TVI isto é um programa de televisão, ponto. Este programa tem um princípio Freudiano do complexo de Édipo entre mãe e filho.»

Foi na fase em que Bruno Santos invocou o médico psicanalista que Rute se mostrou indignada. Para ela é incocebível «chamar Freud a este programa», até porque, defende – «Este programa acaba por violar não só os direitos das mulheres, mas também os direitos dos homens, da forma como eles são ali apresentados. Esquecem-se que estão crianças em casa. Estes concorrentes são fantoches nas mãos das estações televisivas».

Leonor Poeiras teve pouco tempo de antena, mas enquanto «feminista» assumida, não escodeu a «ira» e disse: «Não me revejo e não gostei do seu [Rute Agulhas] texto. Acho que é de muito mau tom, bastante preconceituoso porque ao dubiamente comparar as concorrentes deste programa a gado é super preconceituoso.» O programa terminou com muito por dizer, numa altura em que o debate estava a ganhar fulgor.

12
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
11 Comment authors
VitorAniceto SilvaZé LimpopóA.C.D.MFilipe Gomes Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ricardo
Visitante
Ricardo

Onde está o vídeo? Que sites de merda, acham que o pessoal vai ler o texto todo.?

Landa
Visitante
Landa

Eu li! Que dizer de reportagens ou livros não é? UFF que canseira ler tannntoo texto… Pelo amor da santa…

Ivo Moreira
Visitante
Ivo Moreira

Eu também li o texto todo…..chama-se….leitura.Aprende-se na escola primária e até com a Rua Sésamo.

Ivo Moreira
Visitante
Ivo Moreira

Em relação ao debate, defendo a liberdade de quem participa como de quem vê. A palavra “Vaca” foi muito forte, que tal prostitutas ou vendidas. Minha gente o feminismo é muito efêmero. Temos mulheres que se dizem feministas mas andam a ler as 50 sombras e andam a pedir aos companheiros para lhes prender há cama. Sim há crianças acordadas a ver televisão, mas cabe aos Pais lhes darem a educação de lhes dizer “sim” ou “nao”. No meu caso eu quis ver o Benfica e a minha mulher quis ver o “quem quer ser minha nora?”

Ana
Visitante
Ana

Eu acho engraçado a posição da Leonor Poeiras, que como feminista acérrima vem defender um programa deste tipo. Ela que uma altura se exaltou com a Paula Bobonne quando a conversa foi para a igualdade de género, vem agora defender um programa onde as mulheres desfilam como gado numa feira para agradar os homens e as suas mães. E isto é uma opinião de alguém que não é feminista como a Leonor.

Aniceto Silva
Visitante
Aniceto Silva

Qual feminista, ela está a defender o tacho
Chega de programas medíocres. Só falta mesmo
as 50 sombras explícitas e as audiências triplicam.

Cidalina.lou@hotmail.com
Visitante
Cidalina.lou@hotmail.com

Eu até gostava da Leonor Poeiras. ….. que desilusão. …. O programa é uma aberração. …. Uma decadência. … e a postura da apresentadora ontem na TVI contra a psicóloga Rute só mostra que está completamente desequilibrada. Tem que se tratar com urgência. .. enfim… O que precisam de fazer para ganhar a vida….. Espero que as audiências sejam um fracasso

Mi A
Visitante

A Leonor exaltou-se demasiado, para quem crê, convictamente, que o programa que apresenta não é, de todo, como a psicóloga descreveu.
É tramado defendermos a nossa posição com argumentos quando esta não é genuína.
Ficou irada porque conduz o formato, se fosse doutro canal, preferencialmente estrangeiro, já era capaz de mandar uns bitaites a denegri-lo.
É parcial, uma vira-casacas.
Dá a entender que é apresentadora do programa porque quer, quando ninguém acredita nisso. Não passa duma quebra-galho da estação televisiva; come o que lhe dão ou passa fominha.

Filipe Gomes
Visitante
Filipe Gomes

Hoje tudo se vende, até o lixo, quem vive do lixo defende-o a todo o custo, pergunto se as pessoas que criam e apresentam esse tipo de programa aceitariam participar?!? Questiono o moderador, José Moniz, que não deixou a psicóloga falar, nem colocou a aprentadora no seu lugar!!! Começa a ser comum este tipo comportamento em José Moniz, é fundamental dar o mesmo tempo aos participantes e com a mesma qualidade.

A.C.D.M
Visitante
A.C.D.M

Em geral a TV portuguesa é um nojo, entao o nível de Cultura é zero!! E para falar da tvi então. é uma autêntica bosta. É um canal a alimentar uma cambada de pessoas que se dizem jet set, ou de gente apelidada de sociedade pública. E ainda existem parvos a ligar para receber os prémios por eles divulgados , quando a realidade é para pagar ordenados chorudos a esses apresentadores de baixo nível, como são os programas em geral. Por mim ide trabalhar honestamente sociedade retrogada…

Zé Limpopó
Visitante
Zé Limpopó

Poeiras a defender o sexo que mais gosta?

Vitor
Visitante
Vitor

Sinceramente programação da treta
Mulheres k vão a procura de fama e boa vida
Enfim…..

ATV News