fbpx

Alexandra Lencastre sobre a mãe: “Eu tenho feito tudo para não a perder, embora a sinta longe”

A mãe da atriz sofre de Alzheimer há cerca de quatro anos.

Ana Ramos
3 min leitura
Facebook

Alexandra Lencastre foi uma das convidadas desta segunda-feira do programa de Manuel Luís Goucha, na TVI, e falou sobre a doença da mãe.

“Eu tenho feito tudo para não a perder, embora a sinta longe. Já não me reconhece”, começou por dizer.

“É muito difícil de explicar, para isto não há preparação e quem lida com doentes do foro neurológico também precisa de ser cuidado. Não se atirem para isto sozinhos! Procurem ajuda, porque há, de facto, pessoas preparadas e há mesmo técnicas, porque as pessoas vão fugindo para o seu mundo e nós deixamos de significar”, aconselhou Alexandra Lencastre.

“Temos momentos muito engraçados, muito cómicos que não têm nada a ver com a pessoa que ela sempre foi, mas mantém uma doçura e, por isso, viver com ela, mesmo sendo pesado, é tão doce, tão doce que eu voltaria e voltaria a fazer o mesmo e a tomar a mesma decisão”, afirmou Alexandra Lencastre.

“Desta mãe fica a sensação de colo, fica o cheiro… A minha mãe cheira sempre bem. É o cheiro da minha infância. Ela gostava sempre de se maquilhar, ainda hoje se maquilha. Ela gosta de tocar e gosta de beijinhos, é muito ternurenta. Portanto, eu vou tentar mantê-la o mais alegre, o mais confortável e sentir-se o mais amada e protegida possível e quero que ela dure ainda muitos anos e eu estarei sempre aqui para ela, sempre”, contou Alexandra Lencastre, referindo que, hoje em dia, encontra-se a viver com a mãe.

De seguida, Alexandra Lencastre falou sobre o pai que foi “o grande amor da vida” da sua mãe: “A minha mãe ainda hoje, quando o vê, toda ela brilha, como se repente se acendessem os projetores”.

“Estou a passar por uma fase mais introspetiva, conheço menos restaurantes, não deixa de ser uma fase dolorosa, mas sinto que é aqui que devo estar. Eu estou nesta frente de batalha, outras pessoas estão noutras batalhas, noutras guerras, infelizmente. E eu estou nesta e sinto que tenho de os defender, que tenho de os proteger e que tenho de lhes dar o melhor de mim. E isto é que é ser filha e uma filha agradecida, claro”, rematou Alexandra Lencastre.

Relacionado: